19 tornados são reportados na Flórida, diz Ron DeSantis

Segundo governador da Flórida, 116 avisos de tornados soam na região que registrou chegada do Milton

96

Pelo menos 19 tornados foram confirmados na Flórida e 116 alertas foram emitidos em todo o estado, enquanto Milton atinge a costa como um furacão de categoria 3 perto do condado de Sarasota. O fenômeno conta com ventos máximos sustentados de 190 quilômetros por hora, disse o governador Ron DeSantis na quarta-feira (9).

furacão vai se mover pelo centro da Flórida até a manhã de quinta-feira (10), e a tempestade já está se desenvolvendo e continuará a impactar as costas oeste e leste da Flórida, juntamente com chuvas significativas, disse DeSantis.

Houve nove alertas de enchentes repentinas e quatro alertas de alagamentos adicionais, com “muitos, muitos mais por vir”, disse o governador. O estado forneceu geradores para abrigos, preparou reservas de combustível e a Patrulha Rodoviária da Flórida está preparada para escoltar caminhões de combustível até os postos de gasolina quando os portos reabrirem, disse DeSantis.

O Departamento de Transportes da Flórida também está pronto para responder após a tempestade passar com 156 inspetores de pontes, 402 funcionários de corte e lançamento e mais de 1.000 geradores, 350 equipamentos pesados ​​e caminhões, disse DeSantis.

Guthrie pediu aos moradores que procurassem abrigo imediatamente e se protegessem com utensílios domésticos, como travesseiros, casacos pesados ​​e cobertores, caso ouvissem árvores quebrando, o que pode causar destroços.

“Pode chegar um ponto em que você pensa que a tempestade acabou. Se passar de absolutamente horrível e terrível para absolutamente nada, então provavelmente você está no olho do tornado. Por favor, fique no lugar. Não saia”, disse Guthrie.

Intensificação rápida quase sem precedentes

O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.

Essa chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.

Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.

As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.

 

Fonte: CNN Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.