LIDE Campinas| O Seminário de Transformação Digital na Saúde
A integração dos cuidados em telemedicina foi a palavra-chave no evento
O LIDE Campinas, promoveu na última sexta-feira (01), um encontro com cerca de 100 convidados, haviam empresários, autoridades e representantes do poder público da Região Metropolitana de Campinas e do estado de São Paulo, para debater sobre a transformação e implementação digital na área da saúde.
Outro evento do grupo acontecia no LIDE São Paulo, que contou com a presença do gestor de governo e finanças de Jundiaí, José Antônio Parimoschi e o secretário adjunto da secretaria municipal de São Paulo, Mauricio Serpa, que fez abertura do seminário.
Luiz Fernando Donke, membro do Comitê de Saúde do LIDE Campinas, empreendedor e especialista no mercado de saúde digital, foi o curador do evento, o mesmo conduziu o seminário que foi dividido em três painéis de discussão, todos eles trazendo diversas reflexões, e uma delas foi sobre a integração dentro da telemedicina. Ele diz que “A transformação digital é o processo que veio para agregar desempenho produtivo, agilidade e eficácia”.
Entre os discursos foi unânime que a integração e a conexão dos serviços de telemedicina são de extrema importância para a eficiência dos atendimentos, podendo aumentar supostamente a expectativa de vida; desenvolvimento de novos medicamentos e a importância da conexão entre os dados dos pacientes, para tomar decisões assertivas. A prevenção permearam o seminário.
O debate girou em torno das mudanças de comportamento que a sociedade trouxe durante a pandemia, impulsionando o processo regulatório da telemedicina.
A Maria Carolina Dias, sócia do escritório Leme Law, relacionou as implicações da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD) e a importância da análise de dados dos pacientes, para os avanços na implantação de novas tecnologias para atendimentos hospitalares. Como case trouxe a experiência de um hospital em Uruaçu, no interior de Goiás, onde um sistema chamado Amplexo foi instalado. Clique no link a seguir para assistir o vídeo:
LIDE Campinas – Maria Carolina Dias, sócia do escritório Leme Law
Para Silvia Quirós, presidente do LIDE Campinas, agregar valor aos avanços tecnológicos na área digital já existentes, é um dos nossos desafios da telemedicina hoje. “Acessibilidade de consulta, exames e outros serviços precisam ser conectados. É necessário investimento em acolhimento do paciente, nos cuidados e prevenção”, destaca.
Tiago Texera, gestor da promoção da saúde de Jundiaí, contou sobre a experiência da cidade com o modelo de Teleinterconsulta, serviço que integra a consulta do médico especialista, por meio de videochamada com o médico clínico da Atenção Básica e o paciente. “Essas medidas promoveram uma redução significativa nas filas de espera das unidades de saúde para acesso a consultas com especialistas”, elencou Texera.
Sobre o LIDE Campinas
O LIDE – Grupo de Lideres Empresariais com vinte anos de existência é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, consolidou-se como uma das maiores iniciativas empresariais e a mais qualificada rede de relacionamentos corporativos da América Latina. Além de promover networking entre líderes corporativos, o Grupo tem fomentado o diálogo entre o empresariado e o poder público, a fim de intensificar o debate de temas importantes para o crescimento do País. O Lide Global é composto por 34 unidades nacionais e internacionais.
O LIDE Campinas atua nas Regiões Metropolitanas e administrativa de Campinas, com mais de 4 milhões de habitantes, considerada o 3º maior centro financeiro do Brasil. Das 500 maiores empresas do mundo, 50 delas estão instaladas na RMC. O Lide Campinas atua promovendo debates e fortalecendo a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, bem como fomentando o networking entre os principais empreendedores da região.