Samsung apresenta tela de micro-LED transparente que parece um holograma
Sem bordas e construído em vidro, o novo painel de micro-LED da Samsung promete exibir imagens com cores vibrantes
O novo painel da Samsung é a primeira tela de micro-LED transparente do mundo e promete exibir imagens com cores vibrantes. Além disso, a estrutura sem borda e o painel de vidro permitem ver com mais clareza os objetos através do produto.
Segundo veículos que estão presentes na CES 2024, como Engadget, as imagens exibidas no painel transparente de micro-LED parecem flutuar acima da superfície, como um holograma. Já em painéis de LCD e OLED, a parte da transparência fica um pouco escura.
O painel de micro-LED não tem bordas, garantindo um visual ainda mais discreto e moderno ao produto. A tela tem cerca de um centímetro de espessura e conta com alta densidade de pixels — a quantidade oficial ainda não foi divulgada.
Segundo a fabricante, os chips de micro-LED que formam a tela são “extremamente pequenos” e passam por “um processo de fabricação preciso que elimina junções e refração da luz”. Assim, a tecnologia produz “imagens nítidas e sem obstruções, sendo adequado para diversas aplicações em residências e ambientes corporativos”.
A empresa também promete que os painéis transparentes de micro-LED mitigam a perda de brilho que acontece em telas convencionais.
No vídeo a seguir, a Samsung mostra alguns trechos do novo painel em ação:
Telas transparentes podem ter valor (bem) salgado
Por enquanto, a Samsung não revelou preços oficiais para o painel transparente de micro-LED. Porém, é possível esperar um produto caro, já que as TVs da fabricante com tecnologia semelhante podem custar o mesmo ou até mais que uma casa.
No site oficial da marca, um painel de micro-LED com 110 polegadas custa R$ 949.999,05, já com desconto de 5% para compras à vista. E esse modelo nem transparente é.
Vai demorar até painéis transparentes se tornarem minimamente acessíveis para consumidores comuns. Na CES 2024, a LG também apresentou um painel OLED transparente que deve chegar com preço elevado no futuro.
Fonte: GIZmodo