SES tem papel importante na conquista do Governo de Goiás como melhor transparência do Brasil
Primeiro lugar ocorre após atingir nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados. No programa Goiás Mais Transparente, a SES atinge 100% de conformidade das informações que devem ser divulgadas
O Governo de Goiás conquistou o primeiro lugar e a nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados, resultado divulgado na terça-feira (15/08) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda. Em quatro anos, Goiás subiu do 19º para o primeiro lugar. E os resultados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) foram importantes para essa conquista devido à relevante participação no orçamento do Estado.
No ranking do programa Goiás Mais Transparente, a secretaria foi premiada por ter alcançado selo ouro, atingindo 100% de conformidade das informações que devem ser divulgadas. Segundo o secretário Sérgio Vencio, a transparência dos dados é um dos pilares da atual administração. “A partir do momento que existe facilitação do acesso das informações ao cidadão, é possível melhorar a compreensão do trabalho desenvolvido e os resultados. Todos ganham”, disse. Ele ainda ressaltou que a SES-GO é uma pasta grande no Estado, com orçamento anual na ordem de R$ 2,3 bilhões.
O superintendente de Gestão Integrada da secretaria, Thalles Paulino de Ávila, comemorou o resultado. “Essa conquista reflete positivamente em todo o Estado de Goiás, pois comprova nossa seriedade em relação à gestão dos recursos públicos, bem como sua transparência. Reafirmamos nosso compromisso de trabalho em equipe, mantendo os altos padrões de integridade e excelência que nos trouxeram até aqui”, afirma.
“O resultado valida nossa abordagem de trabalho e nossa atenção meticulosa aos detalhes. Continuaremos a trabalhar arduamente para manter essa posição de destaque e liderança sobre essa base sólida”, avalia o gerente de Contabilidade da SES-GO, Murilo Lara de Faria. Ele destaca a conquista não apenas como símbolo da dedicação em equipe, mas também resultado de um trabalho e compromisso contínuo com a transparência e responsabilidade com a gestão dos recursos públicos.
Informação contábil e fiscal
A conquista do primeiro lugar pelo Governo de Goiás ocorre após o Estado atingir 99,5% de acertos nas verificações. Em relação à edição de 2022, Goiás subiu quatro colocações na classificação que avalia a transparência contábil e fiscal dos 26 estados e do Distrito Federal. Desde o início do levantamento, em 2019, o salto foi de 18 posições.
Goiás obteve o maior percentual de acertos na verificação realizada pela STN, que avalia e classifica a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações prestadas pelos estados e municípios ao Tesouro Nacional, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
Thiago Lagares/Comunicação Setorial
Fonte: SES-GO