Lula diz acreditar que indicadores da economia são positivos, mesmo com cenário internacional adverso

Presidente ressaltou a importância de baixa inflação e afirmou que os números no Brasil estão 'equilibrados'. Declaração foi dada durante reunião ministerial nesta quinta-feira (8).

211

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (8), em reunião com ministros, que acredita que os números da economia brasileira são positivos, mesmo diante do cenário internacional adverso.

Acrescentou que se sente “preocupado” sempre que falam sobre inflação. Segundo Lula, quando trabalhava em fábrica conviveu inflação de 80% ao mês. Por isso, sabe o quanto é “devastador a inflação alta para vida do trabalhador”.

“Eu acredito que todos os nossos números são positivos, apesar da perspectiva de uma crise internacional que o dólar vem causando no mundo inteiro. A gente se mantém muito equilibrado”, disse Lula.

Na manhã desta quinta, o dólar operava em alta, consequência da maior cautela de investidores, devido aos últimos dados sobre emprego nos Estados Unidos. Bolsas de diversos países da Europa também oscilam à espera desses números.

“A gente se mantém numa situação boa. Emprego está crescendo, salário está crescendo, massa salarial está crescendo, desemprego está caindo e a inflação está totalmente equilibrado. Esse é um dado muito importante, porque toda vez que falam em inflação, eu fico muito preocupado”, acrescentou o presidente.

Lula frisou ainda que “quanto mais baixa” for a inflação, “melhor para a sociedade brasileira”.

Discurso otimista

 

Antes de abordar a questão econômica, Lula falava sobre a importância da motivação e do otimismo da equipe do governo. E afirmou que se alguém estivesse pessimista deveria procurá-lo.

“Eu tenho dito que eu não acredito que em algum momento, na história do país, mesmo nos meus outros governos e no governo do PT, a gente tivesse razão de estar tão otimista como a gente está agora”, pontuou.

“Quero dizer para vocês que, se alguém estiver com pessimismo, por favor me procure, para eu passar um pouco de otimismo para vocês. Se alguém estiver com essa depressão, pessimista, procure um cara para dar uma coisa otimista para vocês”, completou.

As declarações do presidente reforçam um discurso que Lula tem repetido de otimismo na economia.

No mês passado, por exemplo, em um evento em São José dos Campos (SP), o presidente afirmou que todos os dias fala com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para não se preocupar, porque “as coisas vão dar certo”.

Lula já havia usado um raciocínio parecido em outro momento ao confrontar Haddad.

“Eu falo para o Haddad: ‘Haddad, você, de vez em quando, Haddad… Você fica tranquilo. E se tudo der errado, vai dar certo. Isso não é economia, não. É que acredito em outras coisas”, frisou na ocasião.

 

 

Fonte: G1

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.