Venda de veículos cresce 21,6% em outubro, revela Anfavea

Licenciamento de veículos segue em alta no Brasil e exportações também crescem

65

A venda de veículos no Brasil apresentou um forte crescimento de 21,6% em outubro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2023. De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o total de unidades licenciadas no país chegou a 264,9 mil, englobando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Este aumento no mês de outubro é um reflexo da recuperação do setor automotivo, que tem experimentado um desempenho favorável após os impactos das dificuldades econômicas nos anos anteriores. O volume de vendas de outubro de 2024 superou os números do mesmo período do ano passado, registrando um salto significativo.

No acumulado de 2024, entre janeiro e outubro, o setor também manteve-se em alta, com um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2023. Durante esses dez meses, foram comercializadas 2,124 milhões de unidades, destacando-se como uma das maiores altas desde o início da recuperação econômica pós-pandemia.

Outro dado relevante é o desempenho das exportações de veículos, que no mês de outubro cresceram expressivos 39,2% em relação a outubro do ano anterior, totalizando 43,5 mil unidades exportadas. No entanto, quando observamos o ano de 2024 como um todo, a exportação de veículos somou 327,8 mil unidades, apresentando uma queda de 7,4% em relação ao mesmo período de 2023. Apesar dessa queda nas exportações, o crescimento das vendas internas tem se mostrado um importante alicerce para o setor automotivo.

Esse desempenho positivo nas vendas reflete o atual momento de recuperação econômica no Brasil, com aumento da confiança do consumidor e oferta de novos modelos mais atrativos, que continuam a movimentar o mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.