O futuro do trabalho, o perfil do colaborador e o ambiente profissional estão mudando rapidamente, e 2021 pode ser um ano transformador neste contexto. Se o clima organizacional já era importante antes da pandemia, agora o desafio de gerenciar e engajar a força de trabalho remota ou híbrida no longo prazo traz uma perspectiva ainda mais desafiadora. Nesse sentido, o incremento do trabalho colaborativo tem sido uma estratégia interessante.
Muitas empresas se adaptaram bem ao trabalho remoto e todas as suas vantagens em termos de custo e segurança, e atualmente avaliam se voltam 100% para o escritório ou não, ou se passam a operar em modelos híbridos. Os funcionários, por sua vez, estão divididos, conforme mostrou uma pesquisa da Deloitte. Dos entrevistados, 33% dizem que é mais fácil trabalhar em casa e desfrutam da flexibilidade do ambiente virtual e do tempo economizado por não se deslocar. Já outros 34% afirmam que é mais difícil, pois o isolamento dificulta a concentração e consideram que atender clientes e colegas remotamente é mais desafiador.
Ambientes colaborativos já eram uma tendência crescente antes da pandemia, principalmente pelos benefícios que representam para a empresa e seus colaboradores. Entre as vantagens, podemos resumir alguns aspectos principais:
- Melhoria do desempenho profissional: o trabalho colaborativo aumenta o desempenho de cada membro da equipe. Este sistema representa uma grande motivação para os profissionais e os encoraja a fazer o melhor para alcançar o sucesso.
- Gerenciamento de tempo mais eficiente: o compartilhamento de talentos ajuda a criar um ambiente de trabalho mais ágil.
- Conhecimento democratizado: compartilhar ideias é sempre enriquecedor. Ambientes colaborativos dão a cada um dos profissionais a oportunidade de contribuir com sua visão e mostrar seus pontos fortes para aproveitá-los ao máximo. Graças a isso, o conhecimento é compartilhado e cada integrante do projeto cresce profissionalmente.
- Maior engajamento com a empresa: essa estratégia de trabalho fomenta a cultura interna de inovação e gera um maior comprometimento entre a empresa e seus colaboradores.
Muitos estudos apontam que empresas que promovem o trabalho colaborativo possuem até cinco vezes mais chances de ter um alto desempenho. Porém, a mudança repentina e radical do ambiente profissional também gerou impactos negativos. Muitos funcionários se sentiram desconectados de suas equipes. As empresas precisam se concentrar em levar o que aprenderam com os ambientes colaborativos para o trabalho remoto, investindo em ferramentas e tecnologia que deem suporte a este novo modelo.
Há uma série de fatores que influenciam nosso comportamento no trabalho, seja como as informações fluem entre equipes, como as decisões são tomadas, o local ou como você mede e aplica programas de bonificação aos funcionários. Para todos eles, a comunicação eficiente, de qualquer lugar, é uma premissa fundamental.
De olho neste desafio, nós, da Lumen, unimos nossas tecnologias e conhecimento às dos principais provedores de soluções de colaboração, tais como MS Teams, Cisco Webex e Zoom, para melhorar a experiência do cliente em videoconferências e compartilhamento de conteúdo para ajudar as empresas a continuar com suas conversas vitais.
Estas soluções de colaboração reúnem as capacidades integradas de segurança da rede da Lumen com os recursos de segurança incorporados pelos ambientes de colaboração, para proteger proativamente as empresas que utilizam seus serviços combinados. Fornece uma experiência aprimorada de trabalho para empresas ao redor do mundo, unindo a velocidade e confiabilidade da nossa plataforma com as soluções de colaboração de nível mundial.
Essa combinação de entrega ajuda as empresas a se manterem produtivas e ágeis e auxilia na fomentação de uma cultura mais colaborativa.
O trabalho mais colaborativo veio para ficar e, nós, guiados por nossa crença de que a humanidade está em sua melhor forma quando a tecnologia promove a maneira como vivemos e trabalhamos, seguimos firmes na busca por inovações que forneçam experiências surpreendentes e que auxiliem empresas e seus colaboradores a alcançarem o sucesso que procuram integrados, aprendendo uns com os outros.