A Asperbras é uma marca que está em constante evolução e, em 2021, embarcou em uma nova fase, que inclui a repaginação de suas marcas internacionais, uma das quais é a Asperbras Veículos. “Esta marca em particular investiu na expansão de projetos que refletem não só o compromisso da empresa com o crescimento, mas, também, seus princípios socioambientais e é aí que entra o TURP (Projeto de Transporte Urbano Regular de Passageiros)”, conta Geraldo Kulaif, diretor da Asperbras Veículos.
Em ação desde outubro de 2019, o projeto visa ampliar e aprimorar o transporte público de Angola. Desde o início desta iniciativa, que é uma parceria com o governo angolano, a empresa brasileira já entregou cerca de 900 ônibus – todos com capacidade total de 65 passageiros, com poltronas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida, PCDs, com degrau escamoteável, que facilita o acesso ao ônibus e, ainda, com kits de proteção contra a Covid-19.
Já em setembro, a Asperbras avançou ainda mais em sua missão de reescrever a história do transporte público e da qualidade de vida dos angolanos – isso porque, este mês, a empresa entregou outros 60 ônibus para a capital, Luanda. “Saber que concluímos mais uma etapa deste projeto e oferecemos auxílio às comunidades angolanas que tanto precisam é um motivo de orgulho para nós”, reforça Kulaif.
Veículo maior e mais moderno
Estas unidades, por sua vez, chegam com um upgrade. Além de comportar um número maior de passageiros (cada ônibus pode transportar 74 pessoas), o veículo tem 10.50 metros de comprimento, embarque dianteiro, degrau escamoteável, poltronas ergonômicas e espaços reservados a pessoas com mobilidade reduzida, PcD e idosos.
Todos os veículos, que são do modelo Apache Vip, têm, ainda, ar-condicionado, assento hidráulico com encosto de cabeça e deslocamento lateral para o motorista. Os 60 ônibus fazem parte de um lote de 200 unidades negociadas pela Asperbras Veículos com a marca Caio, que foi despachado no último dia 15 e partiu de Botucatu, no interior de São Paulo, rumo a Luanda. O navio fretado, que partiu via Porto de Paranaguá, deve chegar em Angola nos próximos dias.
Terminais interprovinciais
Outra grande novidade do TURP são os Terminais Interprovinciais. O primeiro deles será o Terminal Interprovincial de Luanda, localizado próximo ao Pavilhão Multiuso e Estádio Nacional 11 de Novembro, na Centralidade do Kilamba, Luanda. Com as obras em andamento desde agosto deste ano, este já é considerado o maior e mais moderno Terminal Rodoviário Interprovincial de Angola. Após sua inauguração, o terminal acomodará cerca de 196 viagens por dia e terá capacidade para transportar 7.840 passageiros diariamente, para diferentes províncias do país.
Já o Terminal Urbano de Luanda, que fica localizado na mesma região, será integrado ao Terminal Interprovincial de Luanda. Este será o primeiro Terminal de Ônibus Urbanos de Angola e ocupará uma área de 4.331,57 m², com área de cobertura de 225,46 m². Este segundo terá capacidade para mais de 400 viagens por dia e transportará mais de 20.000 passageiros ao redor das províncias, diariamente. As obras deste projeto serão iniciadas ainda em outubro de 2021.
Por último, mas não menos importante, será construído o Terminal interprovincial de Huambo. Este será localizado próximo a estação Santa Iria do Caminho de Ferro, no Município do Huambo, na província do Huambo e será o maior e mais moderno Terminal Rodoviário Interprovincial da região, com seus 6.673m² e área de cobertura de 1.204m². O Huambo, por sua vez, acomodará 112 viagens para mais de 4.480 passageiros, diariamente.
Mapeamento de rotas e capacitação de mão de obra
No entanto, o TURP não se resume apenas ao fornecimento dos automóveis. “Ao lado do governo e especialistas em tecnologia e mobilidade, a Asperbras também coordenou o mapeamento e definição das principais rotas operacionais e a seleção de paradas, garantindo acesso aos principais centros comerciais, administrativos e residenciais da cidade”, afirma Geraldo Kulaif.
A renovação do transporte público angolano não parou por aí. “Sabemos que a base de um transporte regular, efetivo, moderno e de qualidade não são apenas os ônibus, mas também quem os opera. Por isso, investimos na capacitação dos motoristas e cobradores, para garantir o sucesso deste projeto, que traz tanto orgulho para a Asperbras”, insiste Kulaif.
O treinamento dos operadores dos veículos garantiu que a implementação dos novos sistemas e mapeamento ocorressem de forma tranquila, garantindo a qualidade dos serviços de transporte e oferecendo todo o suporte aos operadores e aos municípios que fazem parte do projeto.
“Saber que o trabalho da Asperbras faz a diferença na vida de milhares de angolanos é o que nos motiva a inovar e criar projetos que tenham impacto duradouro e positivo na sociedade como um todo”, conclui o diretor.