A princípio tímido e atuando com desconfiança em um mercado tão tradicional, o segmento de veículos híbridos e elétricos teve crescimento recorde no Brasil. Só em agosto de 2023, as vendas de carros eletrificados no país mais que dobraram na comparação com o mesmo mês de 2022. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram 32.239 emplacamentos de eletrificados entre janeiro e junho de 2023, um crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022 (20.427). Na prática, um resultado que quase iguala o total de todo o ano de 2021, quando foram vendidos 34.990 veículos elétricos e híbridos no Brasil.
Com um mercado em expansão e tão promissor, abrem-se as portas para novos negócios. A Voolta, empresa do grupo Solarvolt, fornece equipamentos e infraestrutura para estações de recarga de veículos elétricos.
“Percebemos há algum tempo que o mercado brasileiro de carros híbridos e elétricos tem experimentado um crescimento notável. Os incentivos fiscais e regulatórios, bem como políticas governamentais voltadas para a mobilidade sustentável, têm contribuído para tornar os carros híbridos e elétricos uma opção atraente para os compradores brasileiros. Além disso, a conscientização sobre os benefícios ambientais e econômicos desses veículos está crescendo, impulsionando ainda mais as vendas”, lista o diretor comercial da SolarVolt, Gabriel Guimarães.
Ele conta que um dos desafios da eletrificação da frota do país é justamente a falta de infraestrutura de carregamento, o que levou a Voolta a investir nesse segmento. “A falta de estações de carregamento em todo o país é uma preocupação para os proprietários de veículos elétricos, especialmente em áreas fora dos principais centros urbanos”, conta.
Oportunidades Futuras
Superar os desafios da infraestrutura de carregamento de carros elétricos e híbridos representa uma oportunidade significativa. A expansão da rede de estações de carregamento cria empregos, estimula a inovação tecnológica e contribui para a redução das emissões de carbono.
“O crescimento da indústria de carros híbridos e elétricos no Brasil é um sinal positivo de uma transição em direção a uma mobilidade mais sustentável. Com investimentos e cooperação entre governo e setor privado, o Brasil pode aproveitar as oportunidades proporcionadas pela eletrificação dos veículos e construir uma infraestrutura de carregamento robusta que atenda às necessidades dos consumidores e promova a sustentabilidade ambiental. Estamos no caminho certo”, finaliza.