Projetos em sustentabilidade das cidades gregas de Tessalônica, Atenas e Vari-Voula-Vouliagmeni receberam financiamento para o desenvolvimento nos próximos dois anos. Neste período, cada cidade deverá promover uma iniciativa sobre um tema específico, com o objetivo de impulsionar os esforços da Grécia para adaptação climática.
O Fundo de Ação ICLEI Grécia, um projeto da ICLEI Europa, concedeu 1 milhão de euros para as três cidades. O valor equivale a 5,81 milhões de reais. A ICLEI é uma rede global construída com mais de 2.500 governos comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. A ação com foco na Grécia beneficiará projetos voltados ao uso de dados e inteligência artificial, em três eixos diferentes.
Os projetos em sustentabilidade contemplados têm como objetivo combater a pobreza energética, melhorar a previsão de incêndios florestais com base em dados e promover a mobilidade sustentável e a gestão da qualidade do ar no País.
Projetos em sustentabilidade na Grécia
Mobilair, Tessalônica
O projeto elaborado pela cidade de Tessalônica, a plataforma Mobilair, pretende enfrentar os desafios dos transportes na região e a poluição atmosférica. Liderado pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia Hellas (CERTH), o aplicativo móvel utiliza inteligência artificial para promover escolhas de mobilidade urbana mais ecológicas.
De acordo com o centro de pesquisa, a plataforma indica as condições de tráfego com base em dados coletados em tempo real. Além disso, consegue informar o estado da qualidade do ar, para incentivar os usuários a optarem por meios de transporte menos poluentes, como andar de bicicleta ou caminhar.
Para Georgia Ayfantopoulou, diretora de pesquisa do CERTH, o projeto tem grande potencial. Para ela, ele pode “revolucionar a gestão da qualidade do ar para a mobilidade sustentável em Tessalônica, ao identificar áreas com graves problemas de qualidade do ar para uma transição justa, criar uma infraestrutura de dados agregada para gestão a longo prazo e implementar uma abordagem baseada em dados para avaliar medidas inovadoras e centradas no utilizador”, afirma.
DRYARDS, Atenas e Vari-Voula-Vouliagmeni
A plataforma desenvolvida pela Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas (NKUA), utiliza IA para a detecção precoce de focos de incêndios florestais. A avaliação de risco realizada pela inteligência artificial na região metropolitana de Atenas, utilizará dados como imagens de satélite e informações meteorológicas, por exemplo, para monitorar as áreas.
“Ao aproveitar o poder da IA e integrar diversas fontes de dados, [a plataforma] não só aumenta a nossa capacidade de detectar e responder precocemente a incêndios florestais e fatores de risco antropogénicos, mas também fortalece a resiliência das florestas contra as alterações climáticas”, explica a professora Nancy Alonistioti.
Um Portal de Energia de Atenas, Atenas
Desenvolvido pela Universidade Técnica Nacional de Atenas (NTUA), o projeto Um Portal de Energia de Atenas pretende incentivar famílias a adotarem energia solar como principal fonte energética. O foco, de acordo com a universidade, são populações com carência de energia. A ação possui frentes em educação e infraestrutura, utiliza dados e uma ferramenta para capacitar famílias na transição energética.
Além disso, a plataforma também utiliza dados para mapear as regiões com deficiência energética. Esse mapeamento, poderá ser utilizado na tomada de decisões sobre a instalação e uso deste tipo de energia.
Fonte: Mobilidade Estadão