O termo “Design de Interiores” é relativamente novo no Brasil. Foi oficializado no final da década de 1990 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Até então a área era conhecida como “Decoração”, “Arquitetura de Interiores” ou simplesmente “Design”.
No entanto este foi apenas um mero detalhe, pois essa profissão é tão antiga quanto à arquitetura e remonta aos tempos mais antigos, em que já era notável a preocupação com a organização dos espaços internos.
Normalmente o crédito é atribuído aos antigos egípcios e seus ambientes com móveis simples, porém já decorados com vasos, esculturas e pinturas. Um marco histórico foi a descoberta do sarcófago de Tutancâmon, que esbanjava maravilhosas peças e ornamentos em ouro e valiosíssimas relíquias em um ambiente extremamente luxuoso para época, símbolo da demonstração de poder e riqueza do faraó.
Esta é uma perfeita demonstração de como o design de interiores já era utilizado para valorizar os espaços e diferenciá-los, sendo capaz de transmitir uma ideia e uma personalidade, que nesse exemplo era a soberania do grande rei.
Mas afinal, o que é “Design de Interiores”?
Design de Interiores é a arte de planejar e organizar espaços, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais.
E o que faz o profissional “Designer de Interiores”?
Ele harmoniza, em um determinado espaço, os móveis, adornos, objetos e acessórios. Ele planeja as cores, os materiais, acabamentos, a iluminação, os planejados e cada detalhe que compõe um ambiente, como quadros, cortinas, portas e rodapés.
O trabalho do Designer de Interiores consiste em adequar e combinar todos esses elementos de acordo com as necessidades, personalidade, gosto e disponibilidade financeira do cliente.
Muitas pessoas por não conhecerem a profissão, acham que a contratação desse profissional terá um custo muito alto e muitas vezes desistem da ideia antes mesmo de conversarem com algum.
A Letícia Granero, Designer de Interiores e fundadora do conceituado escritório Letícia Granero Interiores, especializado em interiores de alto padrão em São Paulo, afirma que essa é uma visão completamente equivocada: “um dos benefícios que o Designer de Interiores pode trazer é, justamente, uma economia e segurança no respeito ao orçamento planejado, sem surpresas inesperadas pelo meio do caminho”.
O escritório Leticia Granero Interiores tem como clientes pessoas que querem se diferenciar, com um grande grau de exigência, que possuem um dia a dia agitado na grande metrópole, que não querem interromper ou atrapalhar suas atividades e que buscam um resultado excelente sem complicação e dores de cabeça.
Letícia explica que o escritório toma conta de todo o processo, desde a reforma até a decoração e entrega o imóvel produzido com flores nos vasos e quadros nas paredes.
“Isso gera uma grande economia, não só de dinheiro, mas também de tempo para o cliente, que não perde sua produtividade e ainda obtém um resultado diferenciado que faz seu imóvel valer muito mais em uma possível venda” afirma a Designer de Interiores.
Ela ainda acrescenta que com as tecnologias de hoje, é possível planejar e visualizar todo o projeto e o resultado final desde o início: “já temos bastante experiência com todos os itens e fornecedores necessários para compor um ambiente e cada detalhe é projetado em 3D, conseguimos saber quanto será preciso investir no projeto antes mesmo de começar, isso possibilita que sejam feitos ajustes rapidamente para chegar até um orçamento que fique confortável para o cliente, além de economizar um tempo enorme com pesquisas e orçamentos diversos”.
O empresário Renato Corrêa (34), de São Paulo, contratou o escritório e se surpreendeu: “Eu estava buscando alguém em quem pudesse confiar e que fosse me ajudar com meu apartamento novo, eu não queria atrapalhar meu trabalho para cuidar da obra e o escritório Letícia Granero Interiores fez um trabalho incrível, eles cuidaram de tudo para mim, eu só tive que escolher algumas coisas e dizer do que eu gostava, no projeto já estava ótimo e depois de pronto ficou melhor ainda, ter alguém treinado e com experiência realmente ajuda bastante”.
Renato afirma que o prazo de execução e de entrega também é reduzido e que depois de alguns meses, até mesmo vizinhos se surpreenderam com o resultado, muitos consideraram o apartamento dele como o mais bonito do condomínio. “Eu fiquei muito feliz com a percepção das pessoas e isso foi ótimo inclusive para minha imagem sabe, me senti muito bem comigo mesmo e fiquei surpreso com o impacto de ver como, na percepção das pessoas, o meu apartamento valia mais que o delas, sendo que algumas tiveram um gasto maior que o meu”.
Letícia diz que esse resultado é comum: “Muitas pessoas pensam que irão economizar reformando sozinhas, por não pagar a contratação de um profissional, mas acabam cometendo erros caros”. Muitos se esquecem de diversos itens do ambiente que depois ficam faltando mesmo por falta de verba ou saem bem mais caros para concertar, outros pontos que acabam encarecendo as reformas por conta, são os itens de má qualidade ou de maus fornecedores que são adquiridos, por mera inexperiência dos consumidores com reformas, e que depois acabam quebrando ou dão defeito e custam mais um bom dinheiro e energia para serem reparados.
E ela deixa um alerta: “Eu já presenciei mais de um caso em que fornecedores de alguns serviços, como planejados por exemplo, entregaram um trabalho incompleto e chegaram a enrolar o cliente por mais de seis meses para terminarem e apesar disso ser inadmissível, é muito comum”.
No fim das contas podemos concluir que contratar um Designer de Interiores traz muitos benefícios. Afinal, quem não quer economizar tempo, dinheiro, ter segurança, se destacar dos demais, se sentir melhor em casa, receber elogios e ainda por cima ter um imóvel mais valorizado?
Com informações da assessoria de imprensa.