Como aplicar o 5S pode ajudar no aumento da produtividade da sua empresa

158

A metodologia 5S teve sua origem no Japão, na década de 50, após a 2º Guerra Mundial, quando o professor Kaoru Ishikawa, passou a defender que as empresas, para se reestruturarem em um país destroçado pela guerra e sem recursos, deveriam adotar como base esses 5 sensos, possibilitando um ambiente de trabalho mais adequado para maior produtividade, gerando também condições de se recolocar no mercado, competindo com preços e qualidade com os países em potencias – EUA e Europa. 

Antes disso, com a escassez de recursos e pobreza após a guerra, as donas de casa japonesas já utilizavam instintivamente a técnica para redução de custos e otimização dos recursos dentro de suas casas. 

Todas as Organizações japonesas são unânimes em afirmar que a Metodologia 5S é a base comportamental para o sucesso de qualquer Sistema de Gestão. 

5S é uma técnica do Lean (processo enxuto) que se aplica para se deixar o ambiente de trabalho mais limpo, de maneira a se evitar desperdícios. 

Sabemos que espaço organizado traz mais foco para o funcionário e contrapartida mais produtividade 

5s é uma ferramenta que auxilia o empresário e o funcionário no seu ambiente de trabalho. 

Este é o grande sucesso da metodologia 5s, a disciplina e para que a empresa tenha este 5º senso, é preciso que todos os funcionários sejam treinados sobre a importância de fazer todos os itens e manter o ambiente organizado.

Mas o que são os 5s? 

1º Senso – Senso da Utilização

Onde definiremos o que é útil ou inútil para ter naquele espaço. Vamos avaliar a situação, na sua mesa de trabalho ou na sua linha de produção existem coisas espalhadas que prejudicam sua concentração e segurança, com certeza haverá itens que não precisam estar ali. Então, separe-os como doação, vender, descarte e organização. 

2º Senso – Senso da Organização

Após a separação dos itens vem a organização, precisamos definir melhor os locais, as casinhas de cada coisa para que aquilo se mantenha 

3º Senso – Senso da Limpeza

Após a organização vamos fazer a limpeza e seu lema é, evitar a sujeira, num ambiente organizado sempre estará limpo. 

4º Senso – Senso da Padronização

Aqui vamos definir os padrões do ambiente, mesa de trabalho, documentos, produção etc., é precisa comunicar com o externo, escrever etiquetas, assim definindo melhor seus espaços, como por exemplo, gaveta de ferramentas, armário de documentos fiscais e assim por diante.  Porque comunicação com o externo, a partir do momento que eu coloco estas etiquetas, eu estou comunicando para o outro o que é aquele espaço, por isso precisamos ter cuidado em escrever coisas em que todos entendam o que é. 

5º Senso – Senso da Disciplina

Aqui é o grande diferencial de toda e qualquer técnica, é preciso ter disciplina, é preciso ter a manutenção, de sempre fazer os itens acima para que a organização se mantenha no ambiente. 

Este é o grande sucesso da metodologia 5s, a disciplina e para que a empresa tenha este 5º senso, é preciso que todos os funcionários sejam treinados sobre a importância de fazer todos os itens e manter o ambiente organizado. 

A organização traz a produtividade e traz também a motivação do funcionário em trabalhar em um ambiente organizado. 

Priscila Gassi, especialista em organização empresarial

A autora do artigo, Priscila Gassi, especialista em organização empresarial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.