Economia Emocional: 72,6 milhões de pessoas estão inadimplentes no Brasil
"Economia Emocional" ensina mulheres a superarem crenças limitantes e a tomarem controle de suas finanças para uma vida próspera e equilibrada
“60% dos endividados desenvolveram ansiedade, 57% problemas de autoestima e 55% dificuldades na qualidade do sono” (Pesquisa encomendada pelo Serasa, ao Instituto Opinion Box, com 1.766 consumidores de todo país em – setembro/2024) – Revista Consumidor Moderno
Que o brasileiro não tem uma boa relação com o dinheiro não é novidade para ninguém. Porém, as causas que têm levado milhões de pessoas a viverem em guerra com as contas não são as que a maioria imagina, como baixos salários e falta de acesso a informação financeira.
O que mais tem prejudicado os brasileiros, principalmente as mulheres, em relação às finanças são basicamente duas questões: crenças equivocadas a respeito da riqueza, e não saber lidar com as próprias emoções. Pensamentos enraizados como: “riqueza não traz felicidade”, “não ganho dinheiro porque sou honesto”, “o dinheiro é a raiz de todos os males” e até mesmo confundir humildade com pobreza e riqueza com arrogância têm afastado muitas pessoas de uma vida próspera sem que elas mesmas percebam.
Nosso cérebro trabalha o tempo todo para nos manter em segurança, logo, se interiorizamos crenças negativas sobre o dinheiro, involuntariamente, tomaremos decisões que afastarão essa “ameaça” de nós. O conceito é simples: crenças equivocadas geram pensamentos equivocados, que provocam emoções negativas, más decisões e resultados ruins. A repetição automática desse ciclo tem causado prejuízos a milhões de brasileiros.
No livro Economia Emocional, de Patricia Lages – Editora United Press – um selo editorial Hagnos, a autora propõe uma nova visão por meio de reflexões profundas voltadas espacialmente para as mulheres, divididas em três partes.
Parte1 – Alinhamento – Desconstrução de mitos, construção de conceitos
Destaca a importância de a leitora reprogramar seu cérebro, eliminando mitos e construindo conceitos positivos sobre dinheiro, riqueza e prosperidade. Nosso cérebro é tão poderoso que é capaz de nos autoconvencer de qualquer coisa, por isso, alimentá-lo com informações positivas é fundamental para que ele trabalhe a favor dos nossos objetivos financeiros e não contra.
Parte 2 – Autoconhecimento – Quem é você na fila do banco?
A consciência de identidade e de individualidade é crucial para que a leitora de Economia Emocional possa traçar seus próprios objetivos, sem se deixar levar pelo pensamento de terceiros ou pela influência de pessoas que nem sequer conhece, mas que, de alguma forma, a levam a fazer escolhas que nada têm a ver com quem ela é, seu momento de vida ou com o que, de fato, quer para si.
Parte 3 – Transformação – Você em versão atualizada
A leitora será guiada a redefinir uma nova e melhor versão de si mesma a partir de sua realidade atual, qualquer que seja ela, e a traçar estratégias para transformar sonhos em objetivos e a criar seu próprio “mapa do tesouro” para conquistar tudo o que quiser no tempo certo, sem dívidas e sem o fantasma da inadimplência.
Economia Emocional mostra que é possível alcançar o equilíbrio financeiro e fazer as pazes com o dinheiro, nos libertando do peso das expectativas dos outros (sejam de pessoas ou da sociedade como um todo) sobre nós.
No livro, a autora conversa com a leitora, relevando os motivos que a faz pensar como pensa e agir como age, dalém de propor dicas práticas para eliminar hábitos negativos que comprometem o orçamento. Ao pensar com clareza, a leitora tomará decisões financeiras inteligentes, transformando pequenos passos diários em grandes conquistas.
“Meu objetivo é que, ao concluir a leitura, cada leitora perceba uma mudança real em si mesma, equilibrando razão e emoção na medida certa, para fazer as melhores escolhas, tanto na vida financeira, quanto na carreira profissional”, afirma Patricia Lages.
Sobre a autora:
Patrícia Lages é jornalista há 20 anos, especialista em finanças pessoais, palestrante internacional e autora de 5 best-sellers. Além do Brasil, atuou na Argentina, Inglaterra e Israel. Atualmente é colunista do Portal R7 e comentarista do Jornal da Record. Com uma abordagem prática e acessível, Patrícia ajuda pessoas a organizar suas finanças, superar dificuldades financeiras e conquistar uma vida equilibrada e próspera. Também ministra workshops e treinamentos sobre educação financeira e empreendedorismo, inspirando milhares de pessoas a alcançarem seus objetivo.