Quando se trata de alugar um imóvel, a negociação do valor do aluguel é uma etapa com grande influência na decisão de fechar ou não o negócio. Isso serve tanto na hora de se mudar para um novo local quanto para o momento do fim do contrato, quando é necessária uma nova negociação que seja justa e equilibrada para ambas as partes. Mas como negociar o valor do aluguel, afinal?
Se você é um inquilino em busca de uma locação que caiba no seu orçamento, algumas estratégias podem ajudar nesse processo. Confira algumas dicas fundamentais para você garantir uma negociação bem-sucedida.
1. Pesquise o mercado
Pesquisar o mercado imobiliário é uma dica importante sempre que você estiver à procura de um imóvel, seja para alugar ou vender. No entanto, quando o objetivo é negociar o valor do aluguel, você pode fazer a pesquisa considerando alguns pontos especiais.
Então, antes de iniciar a negociação, faça uma pesquisa sobre o mercado imobiliário na região. Conheça os valores médios de aluguel para imóveis similares ao seu e verifique a oferta e a demanda de locação no local. Isso fornecerá informações sólidas para basear suas propostas.
Para isso, considere as semelhanças entre o imóvel que você está interessado e os demais. Assim, a metragem e o número de cômodos precisa ser aproximado, além disso, considere a localização e a infraestrutura do bairro. No entanto, é melhor que essa pesquisa se restrinja ao mesmo bairro, isso ajuda na comparação e a convencer o proprietário.
2. Avalie a estrutura do imóvel
Avaliar a infraestrutura do imóvel também é muito importante, afinal, não é apenas o tamanho e o número de cômodos que influencia no seu dia a dia. Então, se o imóvel estiver necessitando de alguns reparos ou mesmo conte com acabamentos antigos (piso, revestimento, peças do banheiro e cozinha, etc.), isso pode ajudar você a negociar o valor. Isso porque imóveis mais novos e com materiais melhores, feitos com uma tecnologia mais recente, valem mais do que os imóveis antigos.
Em caso de condomínio, considerar o conforto e a tecnologia que o condomínio oferece ao morador também faz diferença. Condomínios menores, mais simples, sem área de lazer, etc., acabam dando uma margem maior para você conseguir baixar o valor do aluguel.
3. Considere o tempo de desocupação
Uma informação importante, mas que muitas vezes você não ficará sabendo se não perguntar, é o tempo que o imóvel está desocupado. Para quem investe em imóveis, esse intervalo de desocupação representa prejuízo para o proprietário, por isso, quanto maior o tempo de desocupação, mais flexível o proprietário pode se estar.
No entanto, se for um imóvel concorrido sem intervalos de desocupação, o que costuma ocorrer em localizações privilegiadas, esse fator pode acabar favorecendo o proprietário.
Converse com o corretor de imóveis sobre o assunto e avalie se é um tópico favorável para você abordar.
4. Leve em conta o tempo do contrato
Se a intenção é manter o contrato de locação por um período mais longo, leve isso em consideração na negociação do valor do aluguel. Acordos a longo prazo podem ser vantajosos para ambas as partes, uma vez que garante estabilidade para o proprietário por mais tempo.
Então, se você estiver negociando 12 meses de contrato, considere estender alguns meses diante de uma diminuição do valor do aluguel.
5. Negocie outros aspectos do contrato
Caso o valor do aluguel não possa ser totalmente ajustado, busque negociar outros aspectos do contrato.
O tempo do contrato é um dos exemplos, mas você pode considerar outros, como: reajustes anuais, responsabilidades por reparos, pagamento da taxa de incêndio e melhorias no imóvel. É um bom momento para retomar o assunto sobre a infraestrutura do imóvel, caso haja pontos que merecem ser melhorados.
6. Esteja preparado para a negociação
Imagem: Freepik
Esteja bem preparado para a negociação. Para isso, você pode anotar seus limites e objetivos, isso ajudará você ter tudo em mente. E, claro, leve a anotação com você caso precise consultar.
Além disso, é importante que você esteja aberto a ceder em alguns pontos para alcançar um acordo que seja benéfico tanto para você quanto para o proprietário.
7. Mostre a sua proposta de forma clara
Como inquilino, explique suas razões para solicitar um valor mais adequado ao seu orçamento.
Se puder, liste seus pontos e apresente uma nova proposta por escrito. Essa atitude acaba fortalecendo seus argumentos, pois mostra que você pensou sobre o assunto e estudou a situação ao invés de estar pedindo um “desconto” por pedir.
8. Conte com uma imobiliária
A imobiliária e o corretor de imóveis sempre ajudam no processo de compra e locação de imóveis, e não é diferente no momento de negociar o valor.
Muitas das pesquisas que você teria que fazer são informações que o corretor já possui. Então, antes de mais nada, você pode conversar com o corretor, ele pode até mesmo informar sua chance de conseguir uma negociação favorável. Esse é um dos momentos em que a experiência faz toda a diferença.
Conclusão
Agora que você já tem uma boa orientação para conseguir negociar o valor do aluguel, lembre-se de que a negociação é uma oportunidade para chegar a um acordo justo e satisfatório para as duas partes envolvidas. Com paciência, transparência e bom senso, é possível alcançar uma negociação bem-sucedida que atenda aos interesses de todos os envolvidos.
Fonte: SPimovel