Segundo pesquisa conduzida pela Local.e – startup que ajuda o varejo na descoberta de novos produtos – 6 varejistas se destacam na parceria com marcas locais. Na categoria supermercados, os 70 participantes do estudo reconheceram a Casa Santa Luzia como empresa mais parceira da pequena empresa. Em segundo lugar, ficou o St. Marche e, em terceiro, o Natural da Terra. Já na categoria pequeno varejo, os destaques ficaram para o Instituto Chão, seguido da rede Mundo Verde e das lojas Korin.
Entre as razões pelas quais esses varejistas foram reconhecidos pelas marcas locais estão: condições comerciais justas, troca de informações para esforços conjuntos de vendas e apoio no ponto de venda. Abertura, oportunidade, transparência e respeito também apareceram na pesquisa como atitudes apreciadas por essas marcas.
Apesar de muitos varejistas estarem interessados em novidades e buscarem marcas locais para diferenciação do sortimento, muitas vezes as práticas comerciais aplicadas às grandes empresas são as mesmas praticadas com as pequenas, inviabilizando qualquer negociação.
Para Leila Okumura, co-fundadora da Local.e, as redes destacadas nesse ranking tem o sortimento como vantagem competitiva e, por isso, estão mais abertas às inovações das marcas locais.
O St. Marche, por exemplo, construiu seu paredão de saudáveis com muitas marcas locais e está constantemente buscando por inovações no mercado. O Natural da Terra promoveu no ano passado a Campanha #ApoieMarcasLocais, na qual 90 marcas da localidade receberam destaque nas lojas para terem suas vendas impulsionadas durante a pandemia.
Entre os varejos de pequeno porte, o Mundo Verde é considerado uma porta de entrada para muitas marcas locais. Nada menos que 60% dos produtos oferecidos na rede são delas. “As marcas locais são importantes por agregar novidades e pioneirismo ao portfólio”, diz Leonardo Lima, diretor comercial.
A parceria entre varejistas e marcas locais pode trazer inúmeros benefícios. Para os varejistas, trabalhar com essas marcas potencializa a diferenciação no sortimento, assim como possibilita o trabalho com produtos de maior valor agregado e parcerias mais duradouras. Enquanto que, para as marcas, a parceria com o varejo viabiliza crescimento e ganho de escala para o sucesso da empresa.