O Duolingo, a maior plataforma gratuita de aprendizado de idiomas e o app educacional mais baixado do mundo, com mais de 500 milhões de usuários e 30 milhões no Brasil, revelou que o espanhol e o francês estão entre os 5 favoritos cursos mais acessados no último ano pelos chineses.
De acordo com o Duolingo Language Report da China de 2020, houve um aumento de 301% no número de usuários chineses na plataforma ano a ano. Os números indicam uma tendência importante, já que o francês e o espanhol – línguas originadas do latim – estão no Top 5 idiomas mais estudados no país.
TOP 5 idiomas mais estudados pela China:
-
inglês
-
japonês
-
coreano
-
francês
-
espanhol
Espanhol e cultura
Um dos fatores mais que incentivam as pessoas a aprender um novo idioma são as oportunidades no mercado de trabalho. Porém, a cultura e o entretenimento impulsionam, especialmente por conta das redes sociais, a vontade de compreender e imergir no universo das músicas, filmes e séries de diferentes países.
“A cultura latina está em crescimento na China – especialmente entre os jovens. Muito disso se deve às redes sociais e às plataformas de streaming, onde é possível encontrar conteúdo em outras línguas”, explica Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil. Aulas de Zumba, tutoriais de maquiagem e hits do estilo musical reggaeton têm ganhado espaço entre os millennials do país.
Outro exemplo disso é o coreano, terceiro idioma mais estudado na China e o segundo no Brasil. Essa colocação se deve, principalmente, à ascensão de artistas de K-pop e de novelas coreanas (K-dramas), assim como reality shows cada dia mais populares em todo o mundo.
O mandarim, língua oficial da China e segundo idioma mais falado no mundo, está disponível na plataforma no Brasil para falantes de inglês, na opção Inglês-Mandarim.