Empresa promove hackathon para desenvolver soluções de economia de água
Equipes tiveram dois dias para fabricar um protótipo do zero
A preocupação com o esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta tem feito com que, cada vez mais, empresas e profissionais busquem por soluções sustentáveis que permitam um consumo mais consciente, para melhor aproveitamento dos recursos, hoje escassos, de modo que diminua o impacto no planeta causado por nós. Pensando nisso, a Leroy Merlin com apoio de empresas de tecnologia, promoveu um hackathon para desenvolver soluções para a economia de água.
O espaço que abrigou a maratona de criação, intitulado Bricolab, está localizado dentro da loja de Interlagos da rede, foi inspirado no modelo dos Fab Labs, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, e já está presente em mais de 60 países. Os Fab Labs são espaços de co-working que buscam soluções que possam beneficiar comunidades através da troca de conhecimento e inovação. O co-espaço foi inaugurado no final de semana, com a competição.
Para a competição, foram selecionados quatro times, no qual o grande desafio era: fabricar um protótipo do zero que auxiliasse na economia de água em dois dias. Os participantes tiveram a disposição diversas ferramentas exclusivas da Leroy Merlin, equipamento eletrônico da Robocore, impressora 3D da Cliever, placas Arduino e antena de longo alcance fornecida pela ABINC.