Farmácias usam dispositivo tecnológico para oferecer exames com resultado em 15 minutos
O Hilab associa internet das coisas e inteligência artificial para acelerar o diagnóstico
Graças à crescente demanda por testes laboratoriais no Brasil, o Hilab vem conquistando rapidamente a atenção do varejo nacional. “Mais de 200 farmácias, incluindo cinco grandes redes associadas à Abrafarma, já implementaram o serviço que garante a entrega do resultado dos exames em apenas 15 minutos. E, até o fim do ano, a expectativa é pela adesão de 2.400 farmácias” comenta o CEO Marcus Figueiredo.
O Hilab funciona de forma quase indolor, é bem mais rápido que os métodos tradicionais de análises clínicas porque associa internet das coisas e inteligência artificial para acelerar o diagnóstico. O equipamento cabe na palma da mão e utiliza gotas de sangue do dedo do paciente, possuindo um mecanismo menos invasivo.
Gabriel Pinheiro, farmacêutico e proprietário da Drogaria Aparecida, com sede no Mato Grosso do Sul, comenta que o Hilab potencializou a atenção farmacêutica, possibilitando a realização de um atendimento clínico eficaz e de credibilidade na farmácia. “Em um primeiro momento, os clientes ficam surpresos com a tecnologia, mas eles voltam para fazer novos exames, principalmente por conta da agilidade do processo e, também, da orientação individual ao paciente prestada com o exame em mãos”, afirma.
A rede Panvel instalou, em três unidades de Curitiba (PR), o exame de perfil lipídico com resultados em poucos minutos, graças a tecnologia do Hilab. O perfil lipídico é um grupo de exames pedidos frequentemente em conjunto para avaliar o risco de doença cardíaca coronariana. “Essa iniciativa faz parte do nosso compromisso de oferecer aos nossos clientes serviços ligados à área de saúde e de bem-estar com segurança e conveniência”, afirma o diretor executivo comercial, Roberto Coimbra.
A importância dos testes rápidos
Muitas vezes, receber um resultado rápido pode fazer a diferença no diagnóstico, destacou a farmacêutica Carolina Bernardes, da Drogaria São Bento. “Com o Hilab estamos dando a chance de o paciente realizar vários exames que ele não faria no laboratório, devido à demora”. Ela comenta que, na semana passada, um dos pacientes teve um resultado positivo para dengue. “Agora ele já foi ao hospital e será tratado. Não precisará esperar dias pelo resultado do exame de diagnóstico da doença”, destaca Carolina.
Segundo dados da Abrafarma, já são mais de 1,6 mil consultórios farmacêuticos no país, contando apenas o número das grandes redes. A possibilidade de aumentar o número de atendimentos farmacêuticos foi o que motivou a rede São Bento a contratar o Hilab. De acordo com Carolina, após a contratação do serviço, houve um aumento considerável no número de atendimentos. “Os clientes gostam principalmente da inovação do serviço, do laudo e da facilidade de fazer um exame na farmácia”, finaliza a farmacêutica.
Inteligência Artificial
O Hilab foi desenvolvido pela Hi Technologies, empresa paranaense que cria soluções para humanizar a área da saúde. O serviço conta com a inteligência artificial, IoT e profissionais de saúde para analisar o resultado e emitir um laudo em apenas 15 minutos. Nas farmácias, o farmacêutico realiza a coleta de sangue no dedo do paciente e oferece todas as orientações necessárias. Perfil lipídico, Beta-hCG (Gravidez), TSH, HIV, PSA, hemoglobina glicada e dengue são alguns dos exames disponíveis.
Gestores interessados em conhecer mais detalhes da plataforma e implementar os exames laboratoriais nas suas farmácias podem acessar a página https://hilab.com.br/seja-um-parceiro/.
Com informações do Panorama Farmacêutico, Panvel, Hilab e Abrafarma.