Grupo Soares pioneiro de Goiânia passam por processo de sucessão

Um exemplo notável nesse cenário de sucessão é o Grupo Soares, uma holding que controla a renomada a Irmãos Soares e possui braços na incorporação imobiliária e no agronegócio

370

Empresas pioneiras de Goiânia, fundadas nas primeiras décadas da cidade, passam por um processo de sucessão para garantir a sua continuidade e perenidade.

Segundo informações da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), existem atualmente 26.769 empresas com mais de 30 anos de atividade no estado. Um exemplo notável desse cenário é o Grupo Soares, uma holding que controla a renomada empresa Irmãos Soares, tradicional no setor de materiais de construção.

Fundada em 1967, a Irmãos Soares evoluiu ao longo dos anos para se tornar uma holding diversificada, com atuação também na incorporação imobiliária, agronegócio e tecnologia.

Hoje, o Grupo Soares está sob a liderança da segunda geração da família Soares e está comprometido em implantar práticas modernas de governança corporativa para garantir sua continuidade e crescimento sustentável.

Para isso, o Grupo Soares criou regras de conduta, um Conselho de Família e um Conselho de Administração. O Conselho de Administração é composto por membros eleitos e profissionais de mercado.

Além disso, o Grupo Soares contratou duas auditorias independentes e de renome internacional, a Russell Bedford e a Grant Thornton, para trazer transparência aos balanços das empresas do grupo.

O Grupo Soares também implementou o Encontro da Terceira Geração para preparar a próxima geração para integrar o Conselho de Família.

A importância da sucessão nas empresas familiares

A sucessão nas empresas familiares é um processo complexo e delicado, que pode ser determinante para o sucesso ou fracasso do negócio.

Quando bem planejada e executada, a sucessão pode garantir a continuidade da empresa, a preservação do legado familiar e a geração de empregos e renda. No entanto, quando mal planejada, a sucessão pode levar à ruptura familiar, à perda de controle da empresa e até mesmo ao seu fechamento.

O caso do Grupo Soares

O Grupo Soares é um exemplo de empresa familiar que está dando o passo certo para garantir a sua continuidade.

A criação de regras de conduta, do Conselho de Família e do Conselho de Administração são medidas importantes para profissionalizar a gestão da empresa e evitar conflitos familiares.

A contratação de auditorias independentes também é uma medida importante para garantir a transparência e a governança corporativa da empresa. Por fim, o Encontro da Terceira Geração é uma iniciativa importante para preparar a próxima geração para assumir a liderança da empresa.

O processo de sucessão nas empresas familiares é um desafio, mas também uma oportunidade para garantir o futuro do negócio. Ao seguir os passos do Grupo Soares, as empresas familiares podem aumentar as chances de sucesso na sucessão e garantir a continuidade do legado familiar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.