O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizou uma rodada de conversa sobre Aleitamento Materno. A ação faz parte da campanha Agosto Dourado, que conscientiza gestantes, lactantes, puérperas e toda população sobre a importância da amamentação. Com apresentação de Marcelo Ramos, gerente assistencial do HCN, o evento ocorreu na última quinta-feira (18) e foi aberto ao público. Profissionais de diversos setores da unidade e pacientes da Ala Obstétrica também participaram do bate papo.
A iniciativa contou com palestras ministradas por profissionais da saúde de diferentes áreas sobre cuidados baseados no relacionamento entre mãe e bebê. Além disso, os participantes puderam tirar suas dúvidas ao longo da roda de conversa. A conscientização sobre a importância do aleitamento materno foi o tema central do encontro, sediado no auditório do HCN.
A primeira palestra do dia foi sobre o tema “Posicionamento Mãe e Recém Nascido e Porque não Dividir a Cama”, com a palestrante Joilma Rodrigues Souza, terapeuta ocupacional do hospital. No início da palestra, houve um momento de descontração, com dança e música para incentivar os presentes a participarem da roda.
Em seguida, foi realizada a palestra “A Importância da Amamentação na Primeira Hora de Vida”, com a enfermeira Ana Cláudia Martins Rabelo Soares. A palestrante levantou dados importantes sobre o colostro, o primeiro leite que o bebê recebe da mãe logo após o nascimento. A profissional ainda desmitificou mitos sobre o leite materno ser “fraco”. De acordo Ana Cláudia, o leite possui três etapas: colostro, leite de transição e leite maduro. Nesse ciclo, ele tem tudo que o recém-nascido precisa, inclusive, água.
Na sequência, Edvania Rosa Freitas, fonoaudióloga, e Ravyla Martins, dentista especializada em odontopediatria, realizaram a palestra “Pega para a Amamentação e Frenectomia”. A última palestra do dia foi com o médico Vinícius Alves, da Neonatal, sobre a “Importância do Seguimento com Puericultura” – acompanhamento médico e especializado periódico para promoção e proteção da saúde das crianças e adolescentes.
Ainda no dia 18, o HCN promoveu uma amamentação coletiva que reuniu mamães e seus recém-nascidos na ala do Centro Obstétrico. O momento contou com música e violão, além do acompanhamento de profissionais da saúde do hospital que deram dicas sobre amamentação e cuidados nos primeiros dias de vida do bebê.
Agosto Dourado
No Brasil e no mundo o mês de agosto é dedicado ao aleitamento materno. O intuito da campanha é conscientizar a população sobre a importância da amamentação e os benefícios que ela traz para mães e bebês. Segundo a OMS, menos de 40% dos bebês de até seis meses de idade são alimentados exclusivamente de leite materno.
O sucesso desse tipo de aleitamento está diretamente ligado à boa orientação desde o pré-natal, e este cenário pode ser mudado com maior atenção às gestantes e lactantes, e por meio do combate à desinformação, além de disseminar sobre sua importância e benefícios. A amamentação pode ser um processo frustrante e difícil para as gestantes. Desta forma se faz necessário oferecer suporte e aconselhamento profissional.
Assessoria de Comunicação
Ana Luiza Tanno