As empresas ao redor do mundo estão tendo que se adaptar a nova realidade moldada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desde o início deste ano, autoridades nacionais e internacionais estão trabalhando para salvar vidas e amenizar os impactos econômicos gerados pela necessidade do isolamento social. O Grupo Asperbras está adaptando suas fábricas à esta nova realidade. De acordo com José Maurício Caldeira, sócio, acionista e membro do conselho de administração da Asperbras, o grupo está estabelecendo protocolos de segurança para enfrentar o coronavírus. “Temos uma série de diretrizes que seguem as orientações e cuidados dos órgãos de saúde para minimizar qualquer risco”, afirma Caldeira.
Segurança em primeiro lugar
A Asperbras disponibilizou álcool gel 70% em todos os setores do grupo para higienização das mãos, alterou escalas de trabalho para evitar aglomerações, estabeleceu distância entre funcionários de 2 m2 quando há transporte até a fábrica, proibiu a entrada de terceiros, determinou que as mesas fiquem separadas individualmente com distância mínima de 1,5 m2 nos refeitórios e deixou em casa funcionários com banco de horas ou férias, entre outras medidas preventivas. “Nossa prioridade é a saúde e a segurança de nossos colaboradores”, diz José Maurício Caldeira, da Asperbras.
Produção essencial
Pensando no bem-estar de todos, a Bonolat, que fabrica laticínios em Penápolis (SP), já está operando antes mesmo de sua inauguração oficial, sempre seguindo os protocolos de segurança, enfatiza José Maurício Caldeira. Há grande demanda por leite e seus derivados e a companhia não está medindo esforços para abastecer a sociedade, uma vez que alimentos são produtos essenciais. Esta é a segunda unidade da Bonolat, a primeira fica em Itagipe (MG).
Orientações de segurança
Na GreenPlac, empresa do Grupo que fabrica placas de MDF, localizada em Água Clara (MS), essas ações todas estão em consonância também com as orientações da prefeitura municipal, com quem a companhia está trabalhando lado a lado.
As mesmas diretrizes estão sendo seguidas na Abitte Urbanismo, braço do setor de urbanismo e incorporações do grupo. A empresa está em fase de conclusão do condomínio Adisa Birigui I, no interior de São Paulo. O condomínio, localizado no município de Birigui, tem 460 lotes em um espaço de cerca de 147 mil m2. As obras de infraestrutura foram concluídas no final do ano. Em seguida teve início o paisagismo, calçamento dos passeios, gramados e cobertura da portaria do loteamento. A última fase é a construção de muros e gradis para reforçar ainda mais a segurança do local. “O lançamento do condomínio ocorrerá tão logo as atividades retornem à normalidade”, conclui o empresário José Mauricio Caldeira.