José Roberto Colnaghi, da Greenplac, recebe prêmio Gran Colar do Mérito Industrial

A cerimônia de entrega será realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul

523

A Greenplac, de José Roberto Colnaghi, entrou no mercado para revolucionar o setor. Com apenas um ano de existência, a empresa já se solidificou no mercado brasileiro com mais de 165 pontos de vendas espalhados pelo país.  Além de oferecer produtos de qualidade, a mais moderna fábrica de MDF do país mudou positivamente a cidade de Água Clara (MS) – onde está instalada.

O município, de apenas 15 mil habitantes, foi beneficiada com o aumento do número de empregos, com o fortalecimento do comércio e com o aquecimento do mercado imobiliário. O desenvolvimento da região foi tão notório que o empresário José Roberto Colnaghi receberá da Fiems (Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul) o prêmio Gran Colar do Mérito Industrial.

O evento para a premiação do empresário José Roberto Colnaghi será realizado no dia 16 de dezembro, às 19h30 na sede da Federação das Indústrias, em Campo Grande (MS).

Realizações

Neste início de atividade, a Greenplac já concluiu a meta de produzir 250 mil metros cúbicos de MDF por ano. Além disso, a empresa conquistou o mercado moveleiro e exibiu sua marca em vários eventos espalhados pelo Brasil, dentre eles, ForMóbileFIMMACASACORSP e Modernos Eternos.

Greenplac na CASACOR SP
Arquitetos e designers utilizaram as placas de MDF da Greenplac na CASACOR SP 2019 – Foto: Divulgação

Recentemente, a empresa foi convidada para participar da 1º Mostra Nexus, realizada no município de Jacareí, interior de São Paulo. Os painéis de MDF da GreenPlac foram escolhidos para compor o mobiliário dos projetos de nove arquitetos e designers. A versatilidade do produto foi o que atraiu os profissionais, pois, além de ambientalmente responsáveis, os padrões trazem o toque de elegância e modernidade para qualquer tipo de ambiente.

Novos Investimentos

Nos próximos meses, a companhia pretende instalar uma nova linha de produção, que agregará entre 600 mil e 700 mil metros cúbicos do produto. A nova linha será incorporada à fábrica sem necessidade de obras de ampliação. A construção da unidade já contemplava a introdução de mais duas linhas produtivas.

Greenplac
Fábrica da Greenplac, em Água Clara (MS) – Foto: Divulgação

Além disso, a Greenplac está implantando uma unidade de produção de resina, uma das principais matérias primas do MDF. A unidade está integrada a indústria de MDF, com previsão de início de operação para janeiro de 2020.

Qualificação profissional

Atualmente, a GreenPlac emprega 400 colaboradores diretos, mas seu impacto na cadeia produtiva envolve também cerca de 500 empregos indiretos. A empresa atingiu rapidamente uma performance de produção com boa aceitação no mercado devido a um planejamento criterioso.

Destacam-se no processo a contratação de todo quadro de técnicos e engenheiros de diversas especialidades com muita experiência no segmento. Além disso, a companhia promoveu, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) o curso “Operador de Produção”, que contemplou cinco meses de aulas teóricas e dois meses de prática no ambiente industrial.

Produção sustentável e autossuficiente

Para contribuir com a preservação do meio ambiente, a Greenplac foi idealizada para funcionar a partir do uso de eucaliptos cultivados pelo próprio grupo. Foram plantados, sob rígido controle de manejo e origem, 12 mil hectares de florestas. A energia utilizada durante o processo de produção também foi uma das preocupações da empresa. No mesmo período de inauguração da Greenplac, a Asperbras instalou em Guarapuava, município do Paraná, uma usina termelétrica de biomassa.

Usina de Biomassa de Guarapuava (PR), Asperbras
Usina de Biomassa de Guarapuava (PR) – Foto: Divulgação

A unidade funciona a partir da queima de rejeitos da indústria de madeira da região. Toda a energia limpa obtida durante esse processo equivale ao que é utilizado na produção de MDF. Os recursos obtidos pela venda de eletricidade no Paraná, permite que a empresa contrate, no Mato Grosso do Sul, energia suficiente para manter a indústria em pleno funcionamento.

Certificações

O compromisso sustentável na produção de MDF possibilitou que a empresa iniciasse as tratativas para a emissão do certificado CARB (California Air Resources Board), uma exigência para exportação do material aos Estados Unidos, que é concedido às empresas que atende aos padrões de sustentabilidade durante o processo de produção de painéis de madeira.

Além disso, a Greenplac está em prestes a receber a certificação FSC, selo verde mais reconhecido no mundo e emitido pelo Forest Stewardship Council. Ele garante que a madeira utilizada é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada.

1 comentário
  1. […] e, após marcar presença nas maiores feiras de design e arquitetura do país, a Greenplac de José Roberto Colnaghi foi reconhecida por seu pioneirismo com o prêmio Gran Colar do Mérito Industrial, da Federação […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.