Vendas de supermercados sobem 4,3% em outubro

O resultado de outubro atingiu elevação de 5,78%.

419

As vendas de supermercados aumentaram 4,3% no mês de outubro em comparação a setembro. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o resultado de outubro atingiu elevação de 5,78%. No acumulado de 2019, de janeiro a outubro, em comparação ao mesmo período de 2018, as vendas do setor apresentaram alta de 3,48%. Os dados divulgados na última quarta-feira, 4, são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Consumo

“O consumo das famílias, que seguiu lento desde o início do ano, devido às incertezas políticas e econômicas, ganhou um ritmo melhor de crescimento a partir do segundo semestre, principalmente pelo aumento do crédito à pessoa física, impulsionado pela liberação dos saques do FGTS e do PIS/Pasep, além da queda de juros e a recuperação gradual do mercado de trabalho”, destacou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto.

Segundo a entidade, o resultado do acumulado até outubro indica que as vendas de 2019 poderão fechar o ano superando a projeção inicial de 3%. “Estamos otimistas em relação ao encerramento do ano, que ainda se somará aos resultados da Black Friday e das compras de Natal e réveillon. Espero estar errado em relação à nossa projeção inicial, e que os supermercados vendam ainda mais”, ressaltou Sanzovo.

Abrasmercado

 O Abrasmercado, indicador que analisa os preços dos 35 produtos mais consumidos no autosserviço, registrou alta de 0,84% em outubro, passando de R$ 467,98 para R$ 471,92. No acumulado dos 12 meses (outubro 2018/outubro 2019), o valor da cesta cresceu 1,73%.

De acordo com a GfK, responsável pela apuração do Abrasmercado em parceria com a ABRAS, as maiores quedas nos preços foram registradas nos itens: cebola, -20,00%, batata, -4,66%, café torrado e moído, -1,84%, e água sanitária, -1,80%. Os produtos com maior variação positiva foram: sabão em pó, 17,68%, tomate 4,15%, carne dianteiro, 3,33%, e carne traseiro, 2,67%.

Fonte: Agência Brasil com informações da ABRAS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.