A GreenPlac, subsidiária do Grupo Asperbras, produziu sua primeira placa de madeira certificada. A empresa detém a mais moderna tecnologia de fabricação de MDF (madeira de média densidade) do Brasil, deu início ao processo industrial na unidade de Água Clara (MS), que deverá ser inaugurada brevemente.
“Foi emocionante reproduzir a primeira placa após três anos de investimento na fábrica”, diz José Roberto Colnaghi, da Asperbras. “Estamos todos muito ansiosos para começar a produção para o mercado”, pontuou José Roberto Colnaghi, da Asperbras.
Investimento de R$ 600 milhões
A placa número um vinha sendo ansiosamente aguardada tanto pela direção quanto pelo pessoal do chão de fábrica. O investimento total do empreendimento foi de R$ 600 milhões. A empresa montou uma parceria com o Senai de Três Lagoas (MS), que treinou o pessoal que irá operar os equipamentos de última geração, fornecidos pela parceira Siempelkamp, da Alemanha.
Todos os colaboradores, além da direção da empresa colocaram seus nomes na placa. Marcaram, dessa forma, “certidão de nascimento” da GreenPlac, uma tradição nas empresas que produzem MDF.
A placa número um saiu de uma linha de montagem automatizada, de 425 metros de extensão. A peça será guardada para registrar esse momento, tão importante para o Grupo Aspebras. Serão produzidos, iniciamente, 250 mil m³ de MDF por ano. Mas já está prevista uma segunda linha, que acrescentará mais 650 mil m³ anuais.
Geração de 700 empregos
A operação dá o start à fase de experiência e ajuste. Em julho, tudo devera estar pronto para a inauguração oficial. Nesse meio tempo, a empresa promoverá ajustes técnicos e operacionais, além de iniciar a distribuição de mão de obra por turnos. A operação industrial irá gerar 700 empregos, entre diretos e indiretos, e já começa a movimentar a economia de Água Clara e região.