Mostra Internacional de Cinema em SP: festival conta com 415 filmes

A Mostra Internacional de Cinema traz 415 filmes em 48 anos de história e celebra a sétima arte em grande estilo

117

Abertura da Mostra Internacional de Cinema

A 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que é o maior festival de cinema do Brasil, começará nesta quinta-feira (17). Com uma programação robusta, o festival exibirá 415 filmes de 82 países em 29 locais diferentes, incluindo cinemas, espaços culturais e centros educacionais unificados (CEUs) pela cidade. Além disso, o evento oferecerá exibições gratuitas e ao ar livre, o que tornará a experiência ainda mais acessível a um público amplo.

Novidades na Programação

Uma das grandes inovações deste ano é a criação da Mostrinha, que se dedica a obras voltadas para o público infantojuvenil. Durante o festival, serão apresentados 22 filmes, incluindo o premiado “Corações Jovens”, que foi exibido no Festival de Berlim, além de “Vivendo em Excesso” e “O Grande Natal dos Animais”, que participaram do Festival de Annecy. Além disso, a Mostrinha celebrará os 30 anos do programa “Castelo Rá-Tim-Bum” e prestará uma homenagem a Ziraldo, com exibições de “O Menino Maluquinho”.

Destaques da Programação

A abertura oficial da Mostra acontecerá nesta quarta-feira (16) e contará com a exibição do filme “Maria Callas”, dirigido por Pablo Larraín e estrelado por Angelina Jolie. Entre os filmes que prometem atrair o público, destacam-se “Anora”, de Sean Baker, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e “Dahomey”, que conquistou o Urso de Ouro em Berlim. Além disso, o festival abordará o conflito no Oriente Médio, apresentando obras como “Contos de Gaza” e “Por que a Guerra?”, que oferecem uma reflexão sobre a correspondência entre Einstein e Freud.

Homenagens e Atividades Extras

O festival fará uma homenagem ao renomado cineasta indiano Satyajit Ray, apresentando uma retrospectiva de sete de seus clássicos. Além disso, em comemoração ao centenário de Marcello Mastroianni, seis de seus filmes serão exibidos. Para marcar os 50 anos da Revolução dos Cravos, a Mostra trará uma cópia restaurada de “Capitães de Abril” e promoverá um debate com a diretora.

Nos dias 24 a 26 de outubro, a Cinemateca Brasileira realizará o Encontro de Ideias Audiovisuais, que incluirá debates e masterclasses gratuitas sobre cinema indiano e adaptações literárias. Entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro, a Mostra passará por Belém (PA), onde será exibido “Retrato de um Certo Oriente”, com a presença do diretor Marcelo Gomes. Além disso, de 15 de novembro a 15 de dezembro, o Sesc levará o festival para dez cidades do estado paulista, ampliando assim o alcance do evento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.