O surgimento de novos empreendedores de moda e vestuário ganharam impulso desde o início da pandemia do coronavírus a partir de pequenas iniciativas. Em 2020, o Portal do Empreendedor registrou aumento de 20% na abertura de MEIs. Dos mais de 11,7 milhões ativos no Brasil, 10,8% estão ligados ao segmento. Basicamente, são produções pequenas iniciadas em casa e que têm a exclusividade e a customização como atrativos aos consumidores.
Customização
Porém, toda a criatividade pode ficar restrita à oferta convencional de tecidos. Ou seja, geralmente, precisam produzir com o que há disponível em distribuidores do segmento. No entanto, uma iniciativa que nasceu em Blumenau (SC), a 150 km da capital Florianópolis, é uma opção viável para estes empreendedores que surgiram em meio à pandemia.
Empresa do segmento têxtil, a Lancaster Estamparia criou uma divisão interna voltada ao atendimento de jovens negócios de moda e vestuário. Em vez de grandes metragens de tecidos, com a Avro oferece o mesmo serviço, mas com tecidos estampados com no mínimo 5 metros e a impressão de estampas da preferência do empreendedor.
“São fatores que não existiam neste segmento. Com isso proporcionamos liberdade criativa aos empreendedores. Agora, podem estampar sob demanda e com artes e desenhos que quiserem”, explica o diretor comercial André Lobe, um dos idealizadores da Avro.
O produtor tanto pode escolher desenhos adequados com suas peças e conceitos, como também pode fazer sua própria criação ao enviar seus desenhos e criações para a produção. Desta forma, aumenta a liberdade criativa e fortalece a customização, um dos seus grandes diferenciais.
O e-commerce da Avro Store entrou no ar em agosto do ano passado. Desde então, cresce a cada mês e atende novos negócios de todo o país, focados em produtos feitos de forma artesanal e personalizados a fim de maior customização.