Overturismo: entenda como a superlotação em regiões turísticas pode influenciar no extravio de bagagem

Além do atendimento médico-hospitalar para urgências e emergências, o seguro viagem oferece cobertura para extravio de bagagem

468

São Paulo, outubro de 2023 – O overturismo é o termo empregado quando há superlotação de turistas em um único lugar, em um curto período. Segundo relatório da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, 963 milhões de pessoas fizeram viagens internacionais em 2022. A estimativa é que a atividade turística no mundo alcance níveis pré-pandêmicos e movimente US$ 9,5 trilhões na economia em 2023, representando 9,2% do PIB mundial, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

A expressão ganhou fama recentemente, mas já tem causado transtornos para algumas cidades, como filas intermináveis em pontos turísticos, aumento da violência e vandalismo, entre outros. Além de situações que podem prejudicar, também, o andamento da viagem, como extravio de bagagem. De acordo com o relatório 2023 Baggage IT Insights o índice de malas extraviadas a cada mil passageiros em 2022 foi de 7,6, um número 74,7% superior ao registrado em 2021.

“Alguns viajantes subestimam os transtornos que o extravio de bagagem pode causar, mas estar sem os seus pertences e itens essenciais, principalmente com crianças, pode tornar sonhos em pesadelo. Por isso, em uma viagem ao exterior, ainda mais durante alta temporada e com movimentações acima da média nos aeroportos, o seguro viagem é item essencial e indispensável”, destaca Tiago Godinho, gerente de Seguro de Vida Individual e de Viagem da Omint.

O Omint Seguro Viagem oferece a cobertura de Compensação por Demora na Localização da Bagagem, que concede recursos iniciais após as primeiras 24 horas, com objetivo de suprir as necessidades imediatas. Em situações de extravio permanente, roubo ou furto qualificado de bagagem, o capital segurado pode chegar a R$ 4.750,00. “Neste caso, o segurado recebe integralmente o valor da cobertura contratada. O diferencial é que ela não está associada ao valor ressarcido pela companhia aérea”, afirma Godinho.

Além disso, o segurado terá todo o suporte da equipe de atendimento para não ficar desamparado. Como seguradora, a Omint promove atendimento de excelência aos seus clientes nos cinco continentes e Central de Atendimento própria disponível 24h por dia 7 dias por semana. Este produto deixou de ser um item de luxo e passou a ser uma necessidade imediata de quem viaja internacionalmente. Saiba mais sobre essa e outras coberturas no site da Omint: https://www.omint.com.br/seguro-viagem/.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.