Pesquisa da Fiesp mostra indústria paulista em expansão no início de 2021
Levantamento indica aumento de 2,6% nas vendas reais
O Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp informa que as Vendas Reais da indústria de transformação paulista cresceram 2,6% entre dezembro e janeiro de 2021, livre de efeitos sazonais. Pelo nono mês consecutivo, segundo o relatório, houve aumento das Horas Trabalhadas na Produção, registrando alta de 2,7% com relação ao último mês de 2020, e do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) com crescimento de 0,8 pontos percentuais. Assim, o mês de janeiro fechou em 79,2%, abaixo apenas 0,2 pontos percentuais da média da série histórica (79,4%).
É consenso entre os operadores do mercado que a imunização em massa contra a Covid-19 é fundamental para evitar o fechamento ainda maior da economia no país, que atualmente demonstra recuperação. Existe necessidade de se reduzir a alta expressiva da curva de óbitos. Segundo o estudo da Fiesp/Ciesp, a normalização total da economia depende da vacinação, que deverá gerar aceleração do crescimento no 2º trimestre.
PESQUISA SENSOR
A indústria de transformação paulista continuou exibindo expansão em fevereiro, segundo a pesquisa Sensor, mesmo que com perda de ritmo nos últimos meses. Em fevereiro, o indicador fechou em 51 pontos. Na série com ajuste sazonal, o resultado supera os 50,5 pontos de janeiro. Quando o índice passa dessa marca, aponta melhora da atividade industrial paulista no mês.
Também em relação às Condições de Mercado, houve melhora em relação ao mês anterior. O marcador subiu de 47,4 para 49,9 em fevereiro. Há possibilidade de estabilidade das condições de mercado no período, considerando-se que o indicador está perto dos 50 pontos.
Houve continuidade do crescimento em Vendas, com registro de 52,1 pontos, em comparação com os 52,2 de janeiro. Da mesma forma, ao manter patamar acima de 50 pontos, cria-se um indicativo de aumento das vendas no mês em relação ao anterior.
Em fevereiro, o indicador de nível de Estoque passou de 53,2 pontos. Comparado aos 50,8 de janeiro, o índice ficou mais próximo do nível desejado. Registros acima de 50 pontos indicam estoque abaixo do desejável, enquanto que abaixo de 50 pontos indicam sobrestoque.