Paraná Pesquisas: Pimentel tem 54,3%; Cristina Graeml, 45,7%

Nas eleições de Curitiba foram entrevistados 940 eleitores entre os dias 20 e 23 de outubro a respeito de Eduardo Pimentel e Cristina Graeml

81

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (24), revela que o atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), lidera a disputa pela prefeitura de Curitiba (PR) no segundo turno das eleições municipais de 2024. O estudo apresenta dois cenários: o estimulado, em que os nomes dos candidatos são mencionados, e o espontâneo, no qual os eleitores não têm as opções apresentadas. Nesse contexto, Pimentel possui mais de 8 pontos de vantagem sobre Cristina Graeml (PMB).

Votos

Nos votos válidos, considerando o cenário estimulado, Eduardo Pimentel lidera com 54,3%, enquanto Cristina Graeml, do PMB, alcança 45,7%. Esse resultado indica uma vantagem significativa, que está além da margem de erro para Pimentel, aproximando-o da vitória no segundo turno, caso as eleições ocorressem hoje.

Em relação aos votos totais, Pimentel mantém a vantagem com 48,8% das intenções, em comparação aos 41,2% de Graeml. Além disso, 5,9% dos entrevistados afirmaram que votariam em nenhum, em branco ou nulo, e 4,1% não souberam ou não responderam à pergunta.

Entretanto, quando a pesquisa é realizada de forma espontânea, os números revelam um empate técnico. Pimentel registra 35,3% das intenções de voto, enquanto Graeml atinge 31%. A margem de erro da pesquisa é de 3,3 pontos percentuais.

Ações antes do 2º turno

Faltando quatro dias para a votação, Eduardo Pimentel e Cristina Graeml intensificaram seus discursos e adotaram uma abordagem mais agressiva. O atual vice-prefeito criticou a proposta de cobrança de tarifa de ônibus apresentada pela candidata do PMB, que sugere um sistema baseado na distância percorrida, em vez de um valor fixo. Por sua vez, Graeml concentra suas críticas nas alianças políticas de Pimentel, destacando sua relação com figuras rejeitadas pelo bolsonarismo, como o senador Rodrigo Pacheco e o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O segundo turno das eleições para prefeito no Brasil acontecerá no último domingo de outubro, dia 27, das 8h às 17h.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.