Reestruturação do Grupo COCELPA abriu oportunidade para acordo tributário histórico

A renegociação do passivo tributário marca um novo ciclo de crescimento para o grupo

373

 

Após uma longa negociação, o Grupo Empresarial De Pauli, que engloba as empresas Cocelpa, Arpeco e Conpel, concluiu um acordo tributário histórico que marca um novo tempo para a empresa. A renegociação das dívidas tributárias que o grupo acumulou ao longo dos últimos anos, vai permitir que o grupo entre num novo ciclo de crescimento.

 

Recomeço

Isso significa um recomeço para a Cocelpa, uma das empresas do grupo, que passou por dificuldades operacionais e financeiras nos últimos anos. Por causa disso, a diretoria do grupo estabeleceu uma estratégia de reestruturação societária, tributária e operacional. Para o diretor geral do grupo, Cristiano Delgado, “todo o nosso processo de recuperação judicial foi pensado e planejado para que pudéssemos concluí-lo com êxito. Apesar do grande desafio que enfrentamos, a avaliação que fazemos agora é positiva porque a empresa está preparada para crescer sem passivos. A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) só permitiu um acordo dessa magnitude porque teve segurança e garantias de que o nosso plano de recuperação é consistente”, afirma.

O plano de recuperação do grupo envolveu a otimização de operações, a redução de custos e a renegociação de diversos passivos existentes. O resultado foi uma das maiores negociações tributárias do país e uma recuperação judicial bem sucedida.

 

Nova planta

A renegociação das dívidas tributárias do Grupo De Pauli permite novos investimentos. “Iniciamos um projeto desafiador e agora estamos comprometidos em consolidar nossa posição no mercado, investir em inovação, sustentabilidade e continuar gerando empregos e valor para a economia do país“, explica Cristiano, “Nos últimos anos, crescemos significativamente e de forma estruturada, com isso, reconquistamos parte de nossa história no mercado de celulose, papel e embalagens. Juntamente com o apoio de nossos colaboradores e todos os nossos parceiros, foi possível reverter situações adversas e abrir o caminho para o crescimento contínuo dos negócios. Neste ano, a Cocelpa, principal empresa do Grupo, completa 60 anos, e agora estamos prontos para escrever um novo capítulo em nossa trajetória, destacando-se como um exemplo de resiliência e perseverança no cenário empresarial brasileiro, pois também efetivamos uma das maiores transações tributárias do Brasil, um grande marco para nossa trajetória e para a sociedade em geral.” Além de papel Kraft e reciclado as companhias também são fabricantes de sacaria de papel e embalagens, iniciando sua segunda operação de ondulados em Curitiba/PR no início de 2024.

 

Histórico

A Cocelpa é uma empresa familiar com 60 anos de atuação no mercado de papel e celulose. Um dos principais valores da empresa é o respeito ao meio ambiente e o investimento em sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. Em 2017, as empresas industriais entraram com pedido de recuperação judicial e esperam concluir o processo em 2024, e com isso, as empresas voltaram para uma rota de crescimento. O acordo de renegociação tributária firmado pela empresa e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional é um dos maiores acordos tributários firmados no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.