Vander Giordano afirma que shoppings precisam acompanhar as novas tendências do varejo

Executivo faz análise da concorrência com o e-commerce

1.033

O e-commerce, que anos atrás era apenas uma tendência, tornou-se realidade e tem ganhado protagonismo ao redor do mundo.  Atualmente, com apenas um clique, o consumidor consegue adquirir qualquer tipo de produto. Para Vander Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan, maior administradora de shoppings centers do país, as lojas físicas estão mudando, estão trazendo novas experiências ao consumidor. “O shopping também caminha nesse sentido. Como administrador, você precisa acompanhar as novas tendências de experimentação do varejo”, analisa.

Para o executivo, os centros de compras se adaptam incorporando os benefícios proporcionados pela tecnologia, mas destaca que no ambiente físico, o digital é apenas mais uma das ferramentas que levam facilidades ao consumidor. No Brasil, segundo levantamento feito pela Ebit/Nielsen, o e-commerce faturou R$ 53,2 bilhões em 2018. E a tendência é continuar crescendo com a propagação dos sistemas de marketplaces – shoppings virtuais.

Tecnologia aliada

Para Vander Giordano, a tecnologia tornou-se aliada do comércio tradicional e amplia a oferta de produtos e serviços desses locais. “Os consumidores não vão deixar de frequentar os shopping centers pela experiência que o ambiente proporciona aos clientes”, diz o Giordano referindo-se aos elementos lúdicos que envolvem a compra em shoppings. Mas a concorrência com os mercados na internet está forçando ajustes e novos investimentos.

A tendência para os próximos anos é que os shopping centers ofereçam cada vez mais ambientes on e offline para expandir as experiências de compra, lazer e entretenimento. Os centros comerciais estão alinhados ao mercado para continuar oferecendo conforto, qualidade e praticidade para os clientes.  “Em todos os casos a localização estratégica desses centros de compra equivale a ter um ponto de distribuição dentro das cidades muito próximo ao consumidor”, diz Giordano – o que facilita a logística da entrega.

Aplicativo

Para acompanhar as novas tendências do mercado, a Multiplan lançou recentemente o superaplicativo Multi. A ferramenta serve como integração do marketplace para o varejo físico. Vander Giordano explica que os usuários, podem, dentre todas as funcionalidades, consultar informações sobre as lojas, fazer compras, pedidos de comidas, acompanhar ofertas em tempo real e reservar ingressos para o cinema. No futuro poderá reservar consultas nos centros médicos integrados aos shoppings da companhia.  O aplicativo também possibilita que o cliente participe de promoções e sorteios por meio do cadastro de notas fiscais.

Segundo Vander Giordano, o app foi criado para “facilitar a vida dos clientes e abrir um novo canal de venda para os lojistas”. O intuito não é competir com as grandes empresas de marketplace do Brasil, mas sim oferecer uma experiência inovadora para os usuários através do uso inteligente da tecnologia. “Criamos o aplicativo, que também é um marketplace, para dar conforto e trazer um novo serviço para às pessoas”, afirma Giordano.

Vander Giordano, vice-presidente da Multiplan

Atualmente, a ferramenta está disponível somente para os clientes do Barra Shopping e do Village Mall, ambos no Rio de Janeiro. A perspectiva é que nos próximos meses o aplicativo esteja habilitado em outras unidades, tais como, Villa Olímpia (SP), Morumbi Shopping (SP), Shopping Anália Franco (SP), Park Shopping Campo Grande (MS) e Park Shopping Canos (RS).  O aplicativo está disponível para dispositivos iOS e Android.

Clique & Retire

No início do mês de outubro, para ampliar as funcionalidades do superaplicativo Multi, a Multiplan lançou o serviço Clique & Retire. Com ele é possível realizar uma compra online e retirar o pedido em um locker inteligente do shopping em apenas 45 minutos. Não é cobrada nenhuma taxa de frete para o serviço.

Foto: Divulgação

A nova tecnologia, que atualmente só está disponível no Barra Shopping, Rio de Janeiro, reforça a estratégia omnichannel da companhia, que tem como objetivo tornar a jornada do consumidor ainda mais prazerosa.

O serviço Clique & Retire está disponível para a categoria de produtos não perecíveis com o tamanho compatível com a dimensão das gavetas do locker (36cm x36x45 cm). A Multiplan prevê que nos próximos meses, o serviço esteja disponível em outros shoppings da rede.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.