Com o avanço da região de Ribeirão Preto para a Fase Amarela do Plano São Paulo, o comércio e os shoppings puderam abrir as portas a partir deste sábado, 8. Vander Giordano, vice-presidente da Multiplan, declara que os Ribeirão Shopping e o Shopping Santa Úrsula preparam ambientes seguros para o retorno dos consumidores. “Venham ao shopping, mas venham com segurança. O consumidor pode circular pelo shopping, mas com segurança”, afirmou.
Na sexta-feira, 7, a Prefeitura publicou o decreto que regulamenta as novas regras do distanciamento social em Ribeirão Preto. Com isso, os shoppings poderão funcionar das 12h às 20h, de segunda a sábado com 40% da capacidade de lotação prevista no alvará de funcionamento.
Com o avanço das regiões no Plano São Paulo, a Multiplan inicia o mês de agosto com todos os 19 shoppings no País em funcionamento. A experiência observada no retorno do comércio em outros países e a própria experiência adquirida com a reabertura dos estabelecimentos no Brasil – tendo em vista que a empresa possui empreendimentos em seis estados mais o Distrito Federal –, auxilia na implementação de protocolos de segurança.
Contudo, Giordano alerta que, apesar dos cuidados, a pandemia ainda não terminou. “É importante que a população tenha essa consciência. As regras elaboradas pelos decretos da Prefeitura precisam ser seguidas. O uso de máscara, a higienização e o distanciamento entre as pessoas são um tripé a ser seguido para termos um retorno mais seguro”, frisa o vice-presidente.
Ações
A companhia investiu pesado em treinamentos para os funcionários, em Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além da manutenção e limpeza constantes do sistema de ar condicionado. Os shoppings também receberão uma limpeza reforçada com peróxido de hidrogênio antes da abertura e após o fechamento e a utilização de luz ultravioleta, que ajuda na eliminação do vírus.
“Algumas dessa medidas não estão nos decretos, são medidas adicionais que a companhia adotou. Também testamos nossos colaboradores para saber se eles possuem a Covid-19. Tudo isso para demonstrar para o nosso cliente que ele encontrará um ambiente seguro e tranquilo”, acrescenta Giordano.
Para manter os 40% de lotação, os shoppings reduziram o número de vagas de estacionamento e a quantidade de portarias, para controlar melhor o fluxo de entrada e saída. As cancelas também contarão com um sistema de aproximação, que dispensa a necessidade de contato bom botões.
Giordano também explica que a Multiplan prestou auxílio aos lojistas dos shoppings nos momentos mais difíceis da crise cauda pelo fechamento das lojas. “Isentamos os aluguéis e arcamos com 50% dos custos de condomínio”, comenta.
Ademais, o sistema de drive-thru será mantido como uma comodidade adicional ao cliente que opte por não descer do carro. As lojas também reforçaram os serviços de vendas online e entregas, soluções que foram encontradas durante a pandemia.
Shopping e o novo normal
Com a experiência adquirida em outras praças, Giordano comenta que o perfil do consumidor mudou durante a pandemia. Antes, os visitantes permaneciam cerca de uma hora dentro do shopping, agora o tempo foi reduzido pela metade. Segundo o vice-presidente, os clientes entram mais decididos indo direto aos produtos que desejam.
Também foi notada uma necessidade de renovar o guarda-roupa, tendo em vista que as grandes lojas de departamento e vestuário permaneceram fechadas desde o início do outono. Há também a procura por roupas infantis e eletroeletrônicos.
“O shopping é um lugar onde as pessoas se sentem bem pelo simples fato de verem outras pessoas. Uma lição que destaco dessa pandemia é a solidariedade e a valorização da liberdade. Agora as pessoas vão valorizar muito mais os momentos com os amigos e familiares”, conclui Giordano.