Mercado brasileiro de telemedicina conquista espaço na Europa

815

O mundo digital tem forte presença em nosso cotidiano, seja para o estudo, o trabalho, a realização de compras, o pagamento de contas ou, simplesmente, para o contato com outras pessoas, tanto pelo computador, quanto pelo celular. Diante disso, também acontece, na área de saúde, um fenômeno tecnológico: o investimento em plataformas e aplicativos para o atendimento a distância, fator que promove a oportunidade de maior aproximação com profissionais de saúde de diversas especialidades, esteja onde o paciente estiver. É a telemedicina.

De acordo com pesquisadores da Market Research Future, o mercado global de telessaúde atingirá um crescimento de 29,8% entre 2017 e 2023. Os Estados Unidos e a Europa, nesta ordem, seguirão dominando o segmento, incentivados por iniciativas governamentais e avanços tecnológicos de suas regiões.

Foi neste sentido que o empresário franco-alemão Maximilian Fahr, ao vivenciar essa realidade da saúde remota na Europa, passou a buscar empresas com experiência em inovação digital no setor, para potencializar o atendimento a todo o continente.

Notei que, com o aumento da procura por serviços de saúde digital em países europeus, este seria o momento ideal para realizar o investimento na área. Em minha busca por um parceiro sólido, foi no Brasil que encontrei as soluções mais adequadas, pois, mesmo diante de todas as dificuldades do cenário econômico e com a luta pela normatização de muitas das atividades de saúde online, o país apresenta números interessantes de acesso à internet, em comparação a outros países subdesenvolvidos, e devido à sua extensão e miscigenação, fui impactado com importantes resultados em termos de experiência com diagnósticos e possibilidades de tratamento de doenças”, declara Fahr.

A parceria se deu entre ele e a Brasil Telemedicina, empresa que completa uma década este ano e acaba de atingir o marco de 6 milhões de interações médicas online, especialmente por meio da emissão de laudos de exames remotos. Desta união, surge a Euro Telemedicine, cujos serviços de saúde médica, psicológica e veterinária são disponibilizados em 6 plataformas Web e em APPs, todos traduzidos para 4 idiomas: inglês, alemão, francês e português.

“É uma honra a oportunidade de levar nosso know-how em telessaúde para a Europa, um local em que a telemedicina apresenta um cenário já bastante maduro. Enquanto aqui aguardamos a regulamentação de algumas atividades no atendimento online, sobretudo na área médica e veterinária, na Europa, esta já é uma realidade que salva vidas, de forma ética, simples e acessível, sendo uma proposta de saúde cada vez mais usual entre sua população”, destaca Dr. Carlos Camargo, médico cardiologista, CEO da Brasil Telemedicina e da Euro Telemedicine.

A novidade gera ainda mais possibilidades de assistência à saúde aos países da União Europeia de forma rápida e descomplicada, o que, ainda, garante aos pacientes melhor administração de tempo, pela flexibilidade de horário, disponibilização de profissionais das mais diversas especialidades e, já que o atendimento é pela internet, a facilidade em realizar as orientações e acompanhamentos seja onde a pessoa e o especialista estiverem.

Quantidade de pessoas conectadas no mundo supera a de sem acesso à internet

Segundo dados divulgados pela agência da ONU, 3,9 bilhões de pessoas, o que equivale a 51,2% da população mundial, estão conectadas à internet.  Em países desenvolvidos, o índice chega a 80,9%, contra 45,3% de países subdesenvolvidos. Enquanto isso, no Brasil, o último estudo do IBGE levanta que 64,7% da população brasileira tem acesso ao ambiente online, sendo que este número era apenas de 54% na pesquisa anterior, realizada em 2014.

Tal levantamento apresenta uma poderosa oportunidade de crescimento dos serviços de telessaúde em todo o globo. Mundialmente, a telemedicina é impulsionada pelo aumento da população de idosos, assim como pela alta prevalência de doenças crônicas, pela dificuldade em se acessar médicos especialistas (concentrados apenas em regiões metropolitanas) e pelo desenvolvimento contínuo de tecnologias de assistência médica.

Os países menos desenvolvidos e com alto potencial, como o Brasil, precisam com urgência acompanhar este avanço global da saúde digital, afinal, as estatísticas apontam que 50% da população mundial tem alguma doença crônica. É necessário um amplo trabalho de conscientização no meio médico, para que se compreenda que a telessaúde é uma ponte para ampliar o acesso de pacientes à profissionais da saúde. A tecnologia é, hoje, um importante meio para facilitar o diagnóstico e o tratamento do indivíduo, ao reduzir distâncias e levar especialistas especialmente para regiões remotas, com um atendimento eficaz, ágil e acolhedor”, ressalta Maximilian Fahr.

 

O que é telessaúde? Conheça algumas experiências.

Telessaúde se trata do oferecimento de serviços de saúde a distância por meio da internet, tais como a telemedicina, telepsicologia, telemonitoramento, telelaudos, televeterinária, entre outros.  Todos eles ocorrem através de modernas tecnologias digitais que promovem a assistência de saúde online a pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde. Este intercâmbio de informações acontece em plataformas digitais para acesso pelo computador, celular ou tablet, que garantem alta velocidade no atendimento.

Um importante suporte para a medicina, psicologia e veterinária tradicional, a telessaúde surgiu graças à evolução do conhecimento científico e ao aprimoramento dos recursos tecnológicos, levando a locais distantes o apoio de profissionais qualificados. Ela pode, ainda, monitorar as condições de saúde do indivíduo de forma remota e intervir quando detectar que algo está errado, antes de ser muito tarde.

Veja que positivo um caso clássico de uma paciente que monitoramos a distância pelo Monitorização24hs. Uma idosa, de 68 anos, morava sozinha e era portadora de diabetes mellitus. Quando iniciou o tratamento conosco, tinha sua pressão arterial e diabetes sempre fora dos valores normais. Após 30 dias do monitoramento digital de nossa equipe multidisciplinar, ela passou a ter seus exames considerados com valores totalmente normalizados”,  apresenta Dr. Carlos Camargo.

De acordo com o cardiologista, por meio do apoio constante e em tempo real de enfermeiras, nutricionistas e médicos, foi promovida orientação adequada em relação à sua rotina de medicamentos, alimentação e realização de atividade física. “Esta mesma paciente havia passado por 2 internações hospitalares nos últimos 2 meses e já entrou no  4º mês sem qualquer hospitalização, tudo isso graças ao olhar atento de uma equipe de saúde remota e de uma plataforma completa, funcional e de fácil utilização”, ressalta o especialista.

Outra área em amplo crescimento no Brasil é a psicoterapia online, cujos serviços já estão autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia. Conforme levantado pela psicóloga Gabriela Armond, psicoterapeuta da equipe do Psicologia24hs, a tecnologia está a favor da terapia, no sentido de viabilizar o atendimento independentemente da localização ou estado físico e mental do indivíduo.

A internet torna possível a promoção de um encontro entre o terapeuta e o paciente, estreita distâncias, é uma solução para quem saiu do país e quer continuar a terapia ou, ainda, para quem está sem tempo hábil para se deslocar até a clínica. Há, ainda, aquele indivíduo que está deprimido, com dificuldade para sair de casa, e tem na terapia online um meio de encontrar ajuda direta no ambiente que ele está. Essa nova possibilidade têm se mostrado fantástica pois, como profissionais, podemos chegar a qualquer pessoa que que esteja conectada, levando efeitos tão positivos quanto no atendimento presencial”, ressalta Gabriela.

Segundo a psicóloga, as próximas gerações estarão mediadas por relações virtuais, conforme já podemos perceber. “Então, que a gente já possa chegar às pessoas que vão, cada vez mais, buscar contatos online, e promover um atendimento digital humanizado, ao possibilitar uma assistência de qualidade, um olhar atento e uma escuta ativa e direcionada às suas necessidades”, conclui a analista.

Na área da saúde, hospitais e clínicas também se beneficiam deste ambiente virtual. Para o empresário Antonio Carlos Frari, proprietário da Asoclin, clínica de medicina do trabalho e usuário do Laudo24hs, o telelaudos trouxe inúmeros benefícios para o seu negócio. “É impressionante o quanto minha clínica adquiriu produtividade com as soluções dos laudos online e afetou diretamente o trabalho do Recursos Humanos dos meus clientes, com um processo de contratação mais dinâmico. Antes recebíamos os resultados de exames como o eletrocardiograma em um dia, na melhor das hipóteses e, agora, em poucas horas, o laudo médico já está com nossa equipe. Além da agilidade na assistência a saúde, outro ponto que destaco é a redução de custos com minha infraestrutura, fator que foi muito importante para nós comercialmente, pois nos tornou competitivos frente à concorrência”, considera Frari.

Cenário da telemedicina no Brasil

No Brasil, a telemedicina é uma atividade médica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina – CFM. Entretanto, a área está passando por uma fase de normatização de diversas atividades no país. No início de 2019, foi divulgada pelo CFM a resolução 2.227, o que evidenciava um importante avanço no setor ao autorizar inúmeros serviços médicos a distância. Dias após sua aprovação, a resolução foi revogada, após críticas de parte dos profissionais, que apontaram a necessidade de um debate antes de concluir a normatização.  Com isso, volta a vigor a antiga resolução 2.002, a qual foi aprovada em uma época de outra realidade tecnológica e não contempla aspectos relacionadas à segurança digital, que haviam sido incorporados à nova resolução.

Segundo Dr. Carlos Camargo, ao contrário do que muitos colegas pensam, a telemedicina não é uma inimiga da medicina tradicional, já que vem, na verdade, para aprimorá-la, e não substituí-la,  afinal, ela representa um avanço tecnológico com ascensão mundial na área médica e de saúde, a qual continua dependendo do lado humano.

Atrasar a vinda de inúmeras atividades que já são um sucesso no mundo, como se pode ver em nosso case europeu, é negar os benefícios das inovações como soluções na evolução do atendimento médico, já que a telemedicina é um excelente caminho para prevenção primária. É necessário que haja uma mudança cultural no meio profissional e se compreenda, no Brasil, que esta é a evolução da medicina diante de uma nova realidade social, em que a população está conectada e em busca de serviços dinâmicos e acessíveis para todos”, conclui Camargo, com base em seu novo modelo de negócio na Europa.

Com informações da assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.