Aplicativo automatiza cobranças para diminuir inadimplência em micro e pequenas empresas
O Brasil encerrou o ano de 2018 com 62,6 milhões de inadimplentes. Isso representa um aumento de 4,41% com relação ao ano de 2017. Além disso, foi constado que 41% da população adulta possui contas em atraso, sendo que a faixa de 30 a 39 anos é a que mais possui restrições no nome. Dados do Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Paralelamente, foi registrado um número maior de fechamentos de empresas do que aberturas de empresas nos últimos três anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fatores como a crise e o pessimismo com relação à política e economia global são considerados fatores que podem influenciar no aumento da inadimplência e fechamento de negócios. Também, há quem diga que o brasileiro não aprendeu lições de como gerenciar melhor suas finanças, conforme avaliou o presidente da CNDL, José Cesar da Costa.
Em se tratando de educação e processos financeiros, quem também sofre são as micro e pequenas empresas, bem como os profissionais liberais. Diferentemente de grandes empresas, eles geralmente não possuem profissionais da área de finanças ou não tem contratos com assessorias de cobrança para negociar dívidas de clientes de forma eficaz. Muitos não possuem sequer tempo para essa atividade, uma vez que trabalham sozinhos e são responsáveis pela operação do negócio como um todo. Imagine um psicólogo tendo que ligar para seus pacientes para cobrar as consultas atrasadas. É bastante inconveniente para o profissional, avalia Leonardo Assuane Duarte, fundador da empresa Recuperador.
Na tentativa de amenizar o problema da inadimplência em micro e pequenas empresas, foi desenvolvido o Recuperador, que é uma plataforma online para o cadastro de dívidas e envio de mensagens de cobrança. O software permite o cadastro de dívidas, bem como de contas a vencer e também emite boletos e aceita pagamentos via cartão de crédito, gerando mais comodidade para os clientes. O sistema ainda conta com um módulo de negociação, que possibilita a troca de mensagens entre o devedor e o fornecedor por meio de um app.
O Recuperador é um sistema que democratiza a cobrança para micro, pequenas empresas e profissionais liberais, pois permite acesso a recursos que antes somente estavam ao alcance das grandes corporações, completa Leonardo.
Da assessoria de imprensa