Corujas têm 58 abrigos espalhados por Goiânia pela gestão municipal

As corujas buraqueiras ganharam abrigo, em Goiânia. Um projeto da prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

534

As corujas buraqueiras, que têm hábitos diurnos, mas costuma evitar os períodos mais quentes, ganharam seu 58ª abrigo, em Goiânia. A instalação faz parte de um projeto da prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Iniciada em 2021, a campanha visa proteger os ninhos das aves das ações do tempo e de possíveis predadores. A unidade de número 58 está na Rua VN-12, no Residencial Brisas do Cerrado. “A criação de abrigos para corujas no meio urbano é uma iniciativa louvável para a proteção do meio ambiente e das espécies que habitam essas áreas. Esses abrigos fornecem um refúgio seguro e adequado para as corujas, que muitas vezes enfrentam desafios devido à urbanização e perda de habitat”, explica o presidente da Comurg, Alisson Borges, ao Mais Goiás.

Ele cita, ainda, que as corujas desempenham um papel importante no controle de pragas urbanas, como roedores, contribuindo para o equilíbrio ecológico. “Portanto, investir na implementação desses abrigos é uma forma efetiva de conservação e preservação da biodiversidade no contexto urbano.”

Por fim, o presidente da Comurg aproveita o momento para pedir que a população não estragues as casinhas. “É triste ver que algumas pessoas não compreendem a importância desse trabalho e acabam danificando os abrigos. Pedimos a colaboração de todos para que respeitem e cuidem dos abrigos, garantindo a segurança e o bem-estar desses animais”, reforça.

A própria marcenaria da Comurg fabrica os abrigos. A companhia utiliza madeira de árvores caídas em Goiânia. Assim, o projeto também contribui para a sustentabilidade e o reaproveitamento de recursos naturais, destaca Alisson.

Além do Residencial Brisas do Cerrado, já receberam abrigos para corujas bairros como Jardim Marista, Setor Sul, Residencial Portinari, Parque Atheneu, Setor Lorena Park, Setor Três Marias, Jardim Curitiba III, Conjunto Aruanã II, Cidade Jardim, Setor Moinho dos Ventos, Parque Santa Rita, Jardim América, Jardim Guanabara, Setor Jardim Cerrado IV, Jardim das Amendoeiras, Vila João Braz, Jardim Dom Fernando, Residencial Petrópolis, Vila Pedroso, Jardim Bom Jesus, Parque Lozandes, Residencial Aquários, Jardim Guanabara, Jardim Mariliza, Parque das Amendoeiras, Residencial Canadá, Bairro São Francisco, Jardim Petrópolis, Setor Faiçalville, Residencial Fidelis, Residencial Senador Paranhos, Residencial Belo Horizonte e Setor Jardim Colorado.

 

Fonte: Mais Goiás

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.