G10 Bank inaugura primeira agência do banco digital das favelas em Paraisópolis
Com a Dock responsável pela tecnologia da conta digital, espaço funcionará como suporte à digitalização de moradores
O G10 Bank, primeiro banco digital nascido dentro da favela, inaugurou nesta segunda-feira (5) sua primeira agência física. O espaço funcionará como suporte ao banco digital, que tem tecnologia da Dock e foi lançado em novembro de 2022. A iniciativa tem como objetivo investir no poder empreendedor e fomentar a digitalização financeira dos moradores da comunidade de Paraisópolis.
“Acreditamos muito no potencial de empoderamento do G10 Bank. Decidimos abrir a agência física para ser um ponto de apoio aos moradores. Muitos ainda precisam de suporte para ingressarem no digital, e queremos possibilitar o acesso a todos”, afirma Gilson Rodrígues, CEO do G10 Bank e presidente nacional do G10 Favelas.
O G10 Bank funciona como uma fintech, com tecnologia da Dock, a mesma utilizada por grandes fintechs e bancos digitais brasileiros. “O G10 Bank é um projeto totalmente alinhado à missão da Dock de democratizar finanças para impulsionar a sociedade. O acesso às facilidades do sistema financeiro é fundamental para a evolução do indivíduo na sociedade atual e a geração de riqueza passa cada vez mais por sistemas financeiros. A digitalização requer uma jornada de aprendizado e aculturamento e, neste processo, a agência física servirá de suporte no acesso à conta digital e seus recursos, tão fundamentais para ampliação de oportunidades.”, diz Antonio Soares, CEO da Dock.
A conta digital para pessoa física ou jurídica, principal produto do G10 Bank, permite o uso, via aplicativo, de funcionalidades como o Pix, pagamento de contas, transferências, depósito e recarga de celular. Será disponibilizado também cartão pré-pago com bandeira Visa atrelado à conta e aplicativo.
Impacto
Um dos propósitos do projeto é fazer com que os investimentos dêem retorno à comunidade. Com 50% dos moradores operando seus próprios negócios, como mostra o Data Favela, e concentrando recursos no G10 Bank, os investimentos retornam internamente. “Nosso objetivo é colocar o dinheiro da comunidade para circular e gerar valor aqui dentro”, explica Antonio.
Segundo Gilson, a expectativa é abrir mais quatro agências do G10 Bank ainda no primeiro semestre de 2024, nas favelas Casa Amarela, em Pernambuco; Aglomerado da Serra, em Minas Gerais; Heliópolis, em São Paulo; e Sol Nascente, no Distrito Federal.
Outro objetivo da instituição é fornecer crédito. O projeto piloto do G10 Bank, realizado anteriormente de modo não digital, beneficiou cerca de 200 empreendedores com microcréditos que totalizam R$1 milhão. “A iniciativa possibilitou o incremento de renda dessas pessoas e vem estimulando a geração de empregos nas favelas e colaborando com a educação financeira dos empreendedores. Com a conta digital e a agência física as ajudando a acessarem o digital, vamos maximizar esses impactos”, afirma Gilson Rodrígues, CEO do G10 Bank e presidente nacional do G10 Favelas.
Potência
Os moradores das favelas brasileiras reúnem um poder de consumo de R$167 bilhões por ano, segundo pesquisa da Outdoor Social Inteligência realizada em 2022. Esse valor supera a massa de rendimento de 20 das 27 unidades da federação do país e é superior ao de países inteiros, como Paraguai, Uruguai e Bolívia, segundo dados do Instituto Locomotiva. O Brasil possui 13 mil favelas onde vivem mais de 17 milhões de pessoas, quase metade pertencente à classe C, indicam dados do IBGE e Serasa Experian.
Sobre o G10 Bank
O G10 Bank foi criado em 2021 pelo G10 Favelas, bloco de líderes e empreendedores de impacto de comunidades brasileiras. É parte do G10-Hub – Acelerador de Negócios, e foi criado com o intuito de fornecer linhas de crédito, serviços e orientação na gestão de negócios para a população empreendedora caracterizada como de baixa renda. Sua missão é fomentar o comércio local oferecendo conta digital e outros produtos e serviços.
Sobre a Dock
A Dock fornece tecnologia para pagamentos e banking na América Latina. Pioneira e precursora, é o motor por trás da aceleração dos serviços financeiros digitais na região. Há mais de 20 anos, cumpre sua missão de democratizar o acesso a serviços financeiros, promovendo a inclusão de milhões de desbancarizados e sub-bancarizados.
Com décadas de experiência, a Dock lançou a Dock One, única plataforma end-to-end na América Latina que reúne soluções de emissão de cartões, digital banking, crédito, riscos e adquirência, acelerando a capacidade das empresas de oferecer serviços inovadores aos seus clientes. A Dock gerencia a tecnologia, as operações e a complexidade regulatória para que os clientes possam se concentrar na expansão de seus negócios. A empresa opera 70 milhões de contas ativas e mais de oito bilhões de transações anuais.