Mercado imobiliário deve crescer acima do esperado em 2022

Projeções da Fundação Getúlio Vargas indicam setor aquecido

873

O mercado imobiliário brasileiro deve crescer 5% neste ano, apontam projeções do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE). Dentre os principais fatores que favorecem o setor estão a disponibilidade de crédito, maior demanda por imóveis com estrutura para home office e como ativo para investimento. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no primeiro semestre de 2022, o número de novos imóveis comercializados no Brasil aumentou 18% em comparação com o mesmo período de 2021. O destaque é para os empreendimentos de médio e alto padrão, onde é possível aliar estrutura de lazer, segurança e trabalho em home office, mesmo que parcial.

Para Francisco Colnaghi Neto, da Abitte Urbanismo, empresa do grupo Asperbras, sustentabilidade é uma palavra-chave hoje para o cliente escolher um imóvel. “Eles querem saber como é feito o uso da água e da energia, qual o tamanho da área verde, se há reciclagem de lixo. Isso tudo porque esses itens representam economia e qualidade de vida”, pontua o executivo da companhia, que há 27 anos atua em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Na entrevista abaixo, Francisco Colnaghi Neto fala sobre o potencial do mercado como um todo e a boa expectativa de crescimento nos próximos anos.

A pandemia impulsionou a crescente tendência do “Novo Morar”, onde os clientes buscam mais que uma moradia, mas um estilo de vida. De que forma os empreendimentos da Abitte atuam para suprir esta demanda?

A Abitte está sempre de olho nas tendências e alinhados com este novo conceito em que as pessoas buscam mais que só uma casa, mas um espaço de vivência integral. Desenvolvemos empreendimentos que dispõem de espaços de lazer com uma completa infraestrutura onde os moradores contam com todo o conforto e comodidade.

 

A construção de infraestruturas urbanas possui um grande impacto ambiental e social e o mercado consumidor tem sido cada vez mais exigente em relação à sustentabilidade e práticas de ESG. Quais as ações da empresa em relação a esta questão?

A Abitte acredita e investe em sustentabilidade e buscamos sempre estar atualizados com as mais recentes práticas de ESG. Esse compromisso fica bastante evidente, por exemplo, no nosso mais recente empreendimento em Cuiabá – MT, o Bairro Vinhedos. Lá preservamos uma área verde com mais de 2.5 milhões de m², que representa cerca de 25% da área total. Temos um sistema de coleta de lixo comum e reciclável subterrânea, comum na Europa mas ainda raro aqui. Nesse sistema, o lixo é coletado na altura do solo e armazenado no subsolo, de forma mais higiênica e com maior capacidade de coleta, o que estimula a reciclagem. Além disso, na parte social, uma porcentagem do valor dos móveis é destinada a projetos sociais na região.

 

Falando no Bairro Vinhedos, este é um empreendimento que possui uma proposta inovadora para o mercado imobiliário de Cuiabá capital mato-grossense. Conte-nos um pouco sobre os diferenciais deste projeto?

O Vinhedos é um bairro planejado de alto padrão, onde haverá diversos condomínios fechados, áreas públicas e comerciais. Levamos para lá diversas inovações até então inéditas para a região, como a instalação de eletroposto e  wi-fi nas áreas públicas, além das lixeiras subterrâneas, citadas acima. Outro diferencial é que as áreas comuns do bairro serão entregues completamente mobiliadas, decoradas e equipadas.

 

Em que fase se encontra o projeto do Bairro Vinhedos e quais são os próximos passos?

Nós lançamos o primeiro condomínio do bairro, o Villagio Bourdeaux, e foi um grande sucesso, com cerca de 90% dos terrenos vendidos em pouquíssimo tempo. Agora já estamos preparando o lançamento do próximo, que terá lotes um pouco maiores.

 

De acordo com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o segmento de imóveis de luxo e alto luxo no Brasil deve ter um crescimento de 53% em 2022, uma das áreas de atuação da Abitte. Qual a expectativa de crescimento da empresa neste ano?

O mercado de imóveis de alto padrão vem crescendo nos últimos anos e por isso temos investido no segmento e estamos muito otimistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.