Um cão-robô de quatro pernas articuladas com inteligência artificial, câmeras, microfones e sensores estará presente para apreciação do público e funcionamento em tempo real no IoT Solutions Congress Brasil, evento de inovação e tecnologia que acontece entre os dias 6 e 7 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Fornecido pela Boston Dynamics e testado no Brasil pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Itaipu Binacional, Petrobras e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ele faz inspeções industriais em ambientes de difícil acesso garantindo eficiência operacional, redução de custos e evitando riscos à vida humana.
O robô é mais rápido do que os comuns e consegue adentrar em diferentes terrenos, como pedras, concreto, asfalto, metal e até superfícies desniveladas. O equipamento também tem capacidade de carga de 14 quilos e funciona com autocorreção, replanejando a rota em caso de obstáculos. Ele é controlado por um tablet e foi projetado para atuar tanto em operações manuais como em missões autônomas, seja na fábrica, em obras, nos laboratórios de pesquisa, em centrais elétricas, polos petroquímicos, portos, aeroportos e outros locais que precisam de inspeção contínua e minuciosa. O cão-robô é programado para fornecer informações sobre a integridade do local e situações potencialmente perigosas por meio de inspeção.
Ao fazer uso da tecnologia robótica, o Parque Tecnológico Itaipu também consegue colher dados de pesquisas e fazer análise de resultados sobre a eficiência do robô, coletando informações visuais prévias. “O Spot, cão-robô, já possui uma série de análises e testes em território nacional. Ele tem sensores térmicos e diversas tecnologias que tornam possíveis reações imediatas e detecção de anormalidades. Durante a feira, no nosso stand, montamos alguns obstáculos para o robô para demonstrarmos alguns movimentos que ele é capaz de fazer. Estamos participando do IoT Solutions Congress em parceria com a Boston Dynamics para promover avanços significativos na área de tecnologia, beneficiando a indústria, a academia e a sociedade como um todo”, comenta Eduardo de Miranda, Diretor de Negócios e Empreendedorismo do PTI.
Conectividade 5G impulsiona inovação
É no Parque Tecnológico Itaipu que está localizado o PTI 5G Lab, o primeiro laboratório com rede 5G privativa para Pesquisa e Desenvolvimento que é aberto para ações com startups e universidades. O projeto acontece por meio do programa Itaipu Let5Go Startups, uma forma de o PTI chegar a outros estados e países de forma inovativa além do próprio Paraná. A ideia é que o laboratório ajude a acelerar a adoção da indústria 4.0 no país a partir do uso da tecnologia 5G em áreas de infraestrutura e industriais, algo que será incentivado durante o IoT Solutions Congress Brasil.
“O projeto do PTI 5G Lab tem como propósito atuar na conexão entre empresas, startups, investidores, pesquisadores e academia, proporcionando criação, desenvolvimento, testes e validações que busquem acelerar a transformação digital em diversos segmentos da economia brasileira. Por meio do laboratório, será possível a realização de pesquisas e estudos em temas como internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada, conectividade de alta velocidade, segurança e privacidade”, finaliza Eduardo de Miranda.