Saiba como economizar na ceia de fim de ano e nos presentes de Natal

Educadora financeira dá dicas para não estourar o orçamento e iniciar 2024 sem dívidas

316

Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que o Natal de 2023 será melhor para o comércio, com aumento de 5,6% nas vendas, maior apenas do que a taxa de crescimento de 2013. A CNC estima que as contratações alcancem 108,5 mil trabalhadores, sendo a maior oferta de vagas da última década. Em 2022, havia taxas de juros altas e a taxa de câmbio desfavorável, com o cenário diferente e o mercado aquecido, muitos brasileiros vão as tradicionais compras de fim de ano. A educadora financeira Aline Soaper analisa que o crescimento traz otimismo, mas é preciso cautela para não acumular dúvidas. E mais: se organizar para ingressar 2024 com mais consciência e saúde financeira.

“O final de ano traz o impulso de gastar mais com presentes, festas e até renovar utensílios domésticos, é o senso de renovação. Mas no mês seguinte teremos as contas para pagar, por isso o planejamento é essencial. Se deixar levar pelo impulso do momento pode trazer problemas que vão se arrastar por todo o ano.”, adverte a educadora financeira e idealizadora do Instituto Soaper.

Aline alerta que, mesmo diante do cenário favorável, os brasileiros precisam se planejar para evitar gastos excessivos com o cartão de crédito e fazer pesquisa de preços, seja nos supermercados ou no varejo, para economizar. Visando evitar iniciar o ano de 2024 com dívidas, a educadora financeira lista algumas dicas que podem fazer a diferenças na hora de fechar o orçamento deste último mês do ano. Confira:

1) Adaptar o orçamento à realidade da família

É normal que todas as famílias queiram ter uma ceia boa e farta, mas para isso é preciso adaptar o orçamento à realidade atual, utilizando técnicas que vão evitar o endividamento. “No caso das nozes, amêndoas e avelãs, o ideal é trocar por frutas da estação, porque mesmo que estejam mais caras é possível economizar. No caso do peru de Natal, a tradição pode ter um substituto à altura, como o tradicional frango. Quando bem temperado e feito, esse item não deixa nada a desejar”, explica Aline Soaper.

 

2) Produtos nacionais

Outra dica para evitar estourar o orçamento está nas boas escolhas para a ceia de Natal. Neste caso, nas festas de fim de ano, é comum que muitas pessoas prefiram um bom vinho. Mas, como o dólar continua alto, o ideal é apostar nos vinhos nacionais, que têm preços melhores.

“A maioria dos produtos da Ceia de Natal são importados e, com o dólar na faixa de 5 reais, é natural que esses itens estejam mais caros. Então para driblar esse aumento e evitar gastos acima do necessário, devemos dar preferência aos produtos nacionais, comprando sempre com antecedência, para aproveitar os melhores preços do mercado”, explica Aline Soaper.

 

3) Faça o planejamento do orçamento

Tanto na hora da ceia quanto na escolha dos presentes de Natal, o indicado é fazer um planejamento financeiro, ou seja, avaliar quanto é possível gastar com cada item.  Na busca por agradar tudo e a todos, muitas famílias acabam fazendo novas dívidas. Por isso, na hora de ir às compras, tenha sempre uma lista em mãos.

“Não adianta você querer dar presente para todos sem ter dinheiro disponível para isso. Então, liste as pessoas mais importantes para presentear. Se você tem R$200 e quer presentear 20 pessoas, é preciso saber que o teto de gastos para cada uma delas será de R$10. Nessas horas, a criatividade precisa ser usada. É preciso adaptar o orçamento para a cada realidade”, diz.

 

4) Pesquise os preços

Ao comprar qualquer item, a pesquisa de preços é essencial. Segundo a educadora financeira, nessa hora, o ideal é avaliar os preços nas lojas físicas e online, que costumam ter promoções diferenciadas. “Afinal, é normal encontrar o mesmo item mais barato no site do que na própria loja. Isso acontece porque as empresas têm menos custos com as operações online e podem oferecer descontos mais atrativos”, explica Aline Soaper.

No entanto, no caso da loja online, o consumidor deve ficar atento a fatores como: a veracidade do site; os comentários das pessoas que já compraram e receberam; e as políticas de devolução, que podem mudar de loja para loja.

 

5) Cartão presente

A última dica para economizar nos presentes de Natal deste ano vai para aqueles que têm dúvidas sobre o que dar e medo de gastar com algo que não será usado pela pessoal a qual deseja presentear. Neste caso, uma possibilidade é investir nos cartões de presentes. “Basta colocar o valor que você reservou, carregar o cartão da loja escolhida e presentear quem você deseja”, conclui Aline.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.