Vander Aloísio Giordano, da Multiplan, comenta retomada dos Shoppings Centers
Empresa segue rígidos protocolos de proteção para clientes e colaboradores
Os shoppings centers estão retomando as atividades em vários estados do país após três meses de paralisação. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, as unidades estão com as portas abertas desde o dia 11 de junho. “A reabertura dos shoppings está seguindo protocolos de saúde desenvolvidos sob a supervisão de infectologistas. A retomada, além de tudo, traz esperança à economia”, afirma Vander Aloísio Giordano, vice-presidente da Multiplan.
O “novo normal” imposto pela pandemia do coronavírus fez os centros comerciais instituírem novas rotinas com desinfecção de ambientes, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), limitação de público e tempo de funcionamento reduzido.
Nove shoppings da Multiplan estão de portas abertas: o Morumbi Shopping, Shopping Vila Olímpia e Shopping Anália Franco, em São Paulo (SP); Park Shopping São Caetano, em São Caetano do Sul (SP); Barra Shopping, o New Yokr City Center, Village Mall e Park Shopping Campo Grande, no Rio de Janeiro (RJ); e o Park Shoppping, em Brasília (DF). A abertura segue as determinações dos governos locais, mas são da administradora os investimentos em segurança.
Medidas de proteção
Para a reabertura, a Multiplan adotou medidas rígidas de proteção visando preservar a saúde e o bem-estar dos clientes, lojistas, colaboradores e parceiros. A companhia intensificou a rotina de assepsia em todas as dependências, aferição de temperatura nas entradas das unidades, uso obrigatório de máscaras para todos, ampliação de pontos com dispensadores de álcool em gel 70%, demarcações no piso para orientar o distanciamento mínimo entre as pessoas e afastamento de mesas nas praças de alimentação em operação. “A retomada das atividades é uma tentativa de manter empregos e a sobrevivência das lojas”, avalia Vander.
Atividade econômica
A retomada tem sido gradual e as expectativas para uma recuperação ainda são cautelosas. De acordo com Vander Giordano, houve uma redução no tempo de permanência das pessoas nos shoppings, de 70 minutos, antes da pandemia, para 28 minutos. A previsão é que essa média se estenda por mais alguns meses.
“O momento é delicado para a economia, a renda da população foi abalada e o consumo está retraído”, conta. A Multiplan reduziu o aluguel, isentou em 100% o fundo de promoção (março e abril) e em 50% no condomínio (março e abril). “Se não nos unirmos, o setor vai enfrentar mais problemas do que já está enfrentando”, afirma Vander Aloísio Giordano.
Ações solidárias
Desde o início da pandemia, a Multiplan está realizando ações de prevenção contra o novo coronavírus. A marca foi atualizada e o logo recebeu uma máscara de proteção para reforçar a importância do uso da proteção. Além disso, comprou 100 mil máscaras de tecido, que foram distribuídas para os funcionários das 18 unidades administradas pela empresa e 25 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 – sedo parte deles doados para o Sistema Único de Saúde (SUS).
*Com informações de Estado de Minas.