Haddad anuncia iniciativas de sustentabilidade em viagem ao EUA

Durante reuniões do G20 e discussões sobre mudanças climáticas, o ministro da fazenda Fernando Haddad buscou atrair investimentos para o Brasil

127

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está prestes a lançar uma nova plataforma destinada a dinamizar os investimentos internacionais em economia verde durante sua viagem a Washington. Este evento, que se destaca na agenda da viagem, será acompanhado por um anúncio sobre financiamentos voltados para projetos de combate às mudanças climáticas.

Reuniões com líderes financeiros

Haddad, juntamente com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participará das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial entre os dias 22 e 24 de outubro. Além disso, ocorrerá na capital americana a quarta reunião de ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20, que reúne as principais economias do mundo.

Essas reuniões servirão como um importante precursor para a cúpula do G20, que acontecerá em novembro no Rio de Janeiro. O Brasil, que atualmente preside o grupo, passará o bastão para a África do Sul no próximo mês.

Lançamento da plataforma Brasil de investimento climático

O lançamento da Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica está agendado para quarta-feira (23), às 9h (horário local), e contará com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Na mesma data, Haddad também presidirá uma mesa de discussão no FMI sobre a dívida global soberana.

Na terça-feira (22), Haddad se reunirá bilateralmente com Ajay Banga, presidente do Banco Mundial. Um dos temas centrais dessa reunião será o Fundo Internacional para a Preservação de Florestas, uma iniciativa proposta pelo Brasil na COP28, que será realizada em Dubai. Marina Silva poderá acompanhar essa reunião.

Encontros com agências de classificação de risco

Além disso, o ministro se encontrará com representantes da agência de classificação de risco Fitch Ratings. Recentemente, Haddad e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se reuniram com executivos da Standard & Poor’s e Moody’s em Nova York para discutir a classificação do Brasil.

Na manhã de quinta-feira (24), Haddad e outros ministros das Finanças discutirão a trilha financeira do G20, revisitando os 25 anos de sua existência e debatendo os avanços realizados e os desafios futuros.

Agenda ativa de Simone Tebet

Simone Tebet também terá uma agenda ativa durante a viagem. Na terça-feira (22), ela participará de um almoço no Atlantic Council, onde abordará as oportunidades e desafios para a economia brasileira. Posteriormente, discutirá democracia e integração regional em um evento na American University, em parceria com a Embaixada do Brasil.

No dia seguinte, Tebet participará de um painel do Banco Mundial sobre a Transição Alimentar Global e terá reuniões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), representando o Brasil. Na quinta-feira, ela participará de um café da manhã com o Instituto Council of the Americas, seguido de um almoço sobre a iniciativa Amazônia Viva, focando em investimentos na região. A comitiva retornará ao Brasil na sexta-feira (25).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.