Asperbras desenvolve projetos de grande alcance social na África
Milhares de pessoas estão sendo beneficiadas nos últimos anos em várias províncias e vilas do Congo e de Angola.
O Grupo Asperbras, fundado nos anos 1960, em Penápolis (SP), expandiu suas atividades e atualmente está presente na América do Sul, Europa e África. Mas foi no continente africano que a empresa fortaleceu sua responsabilidade social. “Vamos reforçar nossa atuação em projetos industriais e programas sociais na África”, diz José Roberto Colnaghi, da Asperbras.
Angola e Congo
Presidente do Conselho de Administração da Asperbras, José Roberto Colnaghi, destaca que a presença na África começou em 2004, em Angola. Atualmente, o grupo detém a concessionária de caminhões MAN Volkswagen naquele país e também está presente no Congo, onde é responsável pela construção de 12 hospitais, um distrito industrial e um programa de poços artesianos para fornecer água potável à população.
“Há tanta carência que esses projetos vão fazer muita diferença na vida das pessoas”, garante José Roberto Colnaghi. O grupo desenvolve ações ligadas à saúde, abastecimento hídrico e indústria de base.
Programas sociais
O primeiro projeto desenvolvido em Angola consistiu na construção de uma Zona Econômica Especial, em Luanda, um complexo com mais de um milhão de metros quadrados, que contempla 30 indústrias. O grupo se empenhou em várias ações da reconstrução angolana pós-guerra civil. Atualmente, a Asperbras participa do programa de transporte escolar “Avante”, voltado ao atendimento de 14 mil alunos do país que teriam de percorrer até 12 quilômetros para ir à escola. Essa iniciativa está sendo ampliada pelo governo local para tornar-se uma proposta de transporte público para toda a população.
No Congo-Brazaville, a Asperbras implantou o complexo industrial da província de Maloukou-Tréchot, que já têm 20 fábricas em pleno funcionamento. Construiu 12 hospitais de grande porte – um em cada província congolesa – e instalou equipamentos de última geração, como os de diagnóstico por imagens, Tratam-se de ações que integram o programa “Saúde para Todos”. Outra iniciativa de impacto, o “Água para Todos”, consiste na perfuração de 4 mil poços artesianos para abastecer com água potável mais de 1,5 milhão de pessoas.
“Nós trabalhamos para gerar emprego e renda e fazemos muitas ações sociais”, pontua Colnaghi, lembrando que são países que têm muitas necessidades.
Atualmente, além de continuar com o trabalho existente no Congo e Angola, a empresa está em prospecção de novas oportunidades de negócios na região como, por exemplo, as recentes tratativas para atuar em projetos semelhantes no Gabão.