Atividade econômica brasileira teve queda no primeiro trimestre deste ano

734

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), divulgado pelo Banco do Brasil, mostra que a atividade econômica no país teve queda no primeiro trimestre deste ano. Se comparado ao período anterior, o índice apresentou queda de 0,68%, segundo dados dessazonalizados – ajustados para o período. No mês de março, em relação a fevereiro, houve um recuo de 0,28%. Na comparação com o mesmo período de 2018, a queda chegou em 2,52%.

O índice

O IBC-Br foi criado pelo Banco do Brasil para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda a instituição a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. Esse índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária. O índice ajuda a analisar o cenário brasileiro, mas o indicador oficial da economia é o PIB (Produto Interno Bruto), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 Primeiro trimestre

A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, o Banco do Brasil adiantou que a economia poderia apresentar recuo no primeiro trimestre. Segundo o documento, o processo de recuperação gradual da atividade econômica sofreu interrupção no período recente, mas a expectativa é de retomada. Também segundo a ata, o arrefecimento da atividade observado no final de 2018 teve continuidade no início de 2019. “Em particular, os indicadores disponíveis sugerem probabilidade relevante de que o PIB tenha recuado ligeiramente no primeiro trimestre do ano”, diz o documento. Além disso, o Comitê acrescentou que os indicadores do primeiro trimestre induziram revisões substantivas nas projeções de instituições financeiras para o crescimento do PIB em 2019.

O mercado financeiro já reduziu a previsão da expansão do PIB 11 vezes consecutivas. A estimativa para este ano é de 1,45%.

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.