José Roberto Colnaghi, do Grupo Asperbras, afirma que GreenPlac traz novos horizontes para o setor florestal brasileiro
A indústria de MDF aperfeiçoa produção de eucalipto para garantir qualidade
A GreenPlac, indústria de painéis de madeira do Grupo Asperbras, de José Roberto Colnaghi, recentemente instalada no Mato Grosso do Sul, tem investido na produção de eucalipto para a produção de MDF (Medium Density Fiberboard – Fibra de Média Densidade) – que é um painel de composição homogênea e ecologicamente correto, feito a partir de resina sintética e fibras de madeira reflorestada.
Qualidade
O Eucalyptus, de origem australiana, foi introduzido no Brasil no ano de 1825. Durante as décadas de 1940 e 1950, pesquisadores brasileiros iniciaram vários estudos para o melhoramento genético do Eucalipto, o que deu início ao processo de clonagem da planta no país. Em 1980, o Mato Grosso ganhou destaque no mercado devido ao grande número de plantações industriais – que tinha como foco a produção de celulose.
Na década de 1990, com o intuito de impulsionar o aumento da escala comercial, tornou-se comum a propagação clonal por meio de estaquias. Registros mostram que na década de 1970 a produtividade florestal era em torno de 20 m³ anuais por hectare. Atualmente, segundo dados do IBA (Indústria Brasileira de Árvores), o Brasil lidera o ranking mundial global de produtividade, com uma média de 35,7 m³ por hectare.
Produção
No momento, a GreenPlac possui uma média de mais de 42 m³ anuais por hectare. Isso acontece porque a empresa investe nos melhores clones e materiais genéticos, que se adaptam a região, com o objetivo de aumentar a qualidade da madeira utilizada na produção de MDF. São utilizados mais de dez tipos diferentes materiais genéticos com o foco em alta produtividade e densidade básica da madeira. Com esse serviço, a GreenPlac emprega o estado da arte emprega o estado da arte do desenvolvimento tecnológico que o Brasil conquistou nessa área.
Sustentabilidade
Em parceria com a Innovatech Gestão, Grupo da Innovatech, a GreenPlac – partindo de seu ciclo de planejamento estratégico – incentivou um grande investimento florestal. O projeto das empresas tem como objetivo o plantio de 12 mil hectares de florestas de ciclo de seis anos, o que garante autossuficiência no abastecimento da GreenPlac.
Gerenciamento de ponta, pacote tecnológico e práticas silviculturais de alta tecnologia são os princípios de gestão adotados desde o início para a produção de florestas de alta rentabilidade.