Equipe de Sergipe visita SES para conhecer sistema de administração por OS

Encontro de representantes do Estado nordestino com gestores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás é realizado no Hugol e na sala de reuniões do ConectaSUS, na sede da pasta

71

Uma equipe técnica da saúde de Sergipe visitou, na quarta-feira (19.08), instalações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), para conhecer o modelo goiano de gestão por Organizações Sociais goiano, que deverá subsidiar a implantação de sistema similar no Estado nordestino. A visita começou no Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), que tem perfil de alta e média complexidade em urgência e emergência, com foco em traumatologia, queimaduras e medicina intensiva.

A comissão foi recebida pelas superintendentes de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos Pereira; de Regulação, Controle e Avaliação, Amanda Melo e Santos Limongi; e ainda pela direção da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que administra o Hugol. Paula dos Santos ressaltou a importância do gerenciamento por meio das OSs nas unidades estaduais.

“Temos unidades com perfis completamente diferentes, além das Policlínicas Estaduais, e o grande desafio é o tamanho do Estado, a distância que precisa ser diminuída, e é por meio desse modelo de administração implantado em Goiás que temos conseguido,”

Em seguida, a equipe da Secretaria de Saúde de Sergipe esteve na sede da SES-GO, onde também conversaram, sobre o mesmo tema, com a subsecretária Anamaria Arruda, o subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura Carvalho; o procurador setorial, Antônio Flávio, e demais representantes da pasta.

Durante a reunião, realizada no Conecta SUS, foram apresentados detalhes sobre o modelo de contrato das OSs, o monitoramento do trabalho das entidades e os caminhos seguros para a implementação do sistema, do ponto de vista jurídico e de comunicação.

“Sergipe é um Estado que está iniciando as atividades para implantação de OSs, e Goiás é referência nacional. A experiência que a gente adquiriu aqui é realmente um diferencial que a gente tem no sistema. Goiás, pela nossa percepção, está à frente da implantação de gerenciamento de qualidade e eficiência da gestão de OS. Então, a gente veio tentar ser um multiplicador e fazer essa troca e transferência de tecnologia, pegar a experiência de vocês, de Goiás, e levar para o Estado de Sergipe”, pontuou a diretora administrativa da Fundação Hospitalar de Saúde, Mayra Sousa.

 

Yara Galvão (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Comunicação Setorial  SES-GO

Fonte: SES-GO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.