Governo Bolsonaro fecha o ano com 35% de aprovação, segundo Pesquisa XP/Ipespe

A série registra uma deterioração do capital político do presidente desde sua posse

511

A décima rodada da Pesquisa XP/Ipespe, divulgada na última sexta-feira, 13, mostra que os níveis de aprovação do governo Jair Bolsonaro são os mesmos registrados no mês de novembro. Segundo o levantamento, 35% das pessoas entrevistadas consideram o desempenho do governo como ótimo ou bom – resultado que supera em dois pontos percentuais a marca de outubro e em cinco pontos o desempenho de setembro, deixando o presidente com a mesma porcentagem do primeiro semestre.

A série registra uma deterioração do capital político de Bolsonaro desde sua posse. A aprovação no primeiro mês de mandato era de 40%, caiu para 35% em abril e tem oscilado nesse patamar desde então. Entretanto, mesmo com a aprovação estável, entre abril e dezembro cresceram de 26% para 39% aqueles que reprovam o governo, enquanto encolheu o percentual dos que consideram o governo regular ou não souberam responder

Expectativa

No entanto, a expectativa para o restante do mandato teve uma leve alteração. Do total de entrevistados, 43% esperam uma gestão positiva do governo Bolsonaro – em novembro este percentual era de 46 pontos. As perspectiva negativa também mudou. Segundo dados da pesquisa, 34% acreditam em uma administração péssima ou ruim – dois pontos a mais que o mês anterior. Outros 19% não souberam ou não quiseram opinar.

Gestão

Os entrevistados foram questionados também sobre as áreas em que o governo se saiu melhor e pior nos 12 meses de gestão. O combate à corrupção, uma das principais bandeiras eleitorais de Bolsonaro, foi o ponto mais mencionado, por 21% dos pesquisados, seguido pela economia (16%) e pela segurança (13%). Os que não sabiam ou não responderam atingiram um terço da população (33).

As áreas sociais são as vistas como aquelas em que o governo se sai pior: saúde para 22% e educação para 18%. São 15% os que não opinaram ou não sabiam .

Fonte: Pesquisa XP

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.