Percepção do consumidor quanto à vida financeira apresenta pequena melhora

Na pesquisa também se observou um pouco mais de otimismo em relação à situação econômica do país, na comparação com 2018

306

No que se refere à vida financeira, a percepção atual dos consumidores apresenta alguns sinais de melhora, apesar de não ser uma das mais otimistas. É o que constatou a Boa Vista em um novo recorte da Pesquisa Hábitos de Consumo, realizada entre os meses de outubro e novembro, com cerca de 1.300 entrevistados, em todo o Brasil, com a intenção de identificar a percepção frente às suas finanças pessoais e às perspectivas para o próximo ano.

No levantamento, 43% dos consumidores disseram que o poder de compra e de pagamento das contas diminuíram. No ano passado 58% tinham esta mesma percepção, o que representa uma queda de 15 pontos percentuais (p.p). E mais, para 33%, a vida financeira hoje está igual ao ano passado, e para outros 24% ela melhorou. Em 2018, estes percentuais foram de 21% em ambos os casos, respectivamente.

A pesquisa da Boa Vista verificou ainda um aumento de 12 p.p. no número de consumidores que têm o entendimento de que a economia hoje está melhor em comparação ao ano anterior, passando de 12% em 2018 para 24% em 2019.

Gastos que pesam mais

Para 34% dos consumidores, foram os gastos com a alimentação (desde as compras de supermercado até as despesas com alimentação fora de casa), que mais pesaram no bolso. Em 2018, 27% fizeram essa alegação. Em segundo lugar apareceu o aumento nos gastos com moradia, aluguel e condomínio (de 10% para 13%, na comparação anual), empatados com as despesas com combustível e energia elétrica (de 23% para 13%, também na comparação anual).

Diante da atual situação econômica, 75% dos consumidores declararam ter adotado hábitos de compras diferentes dos que estavam habituados, com intuito de economizar. Como resultado da mudança de atitude frente à crise econômica e financeira, 32% dos consumidores conseguiram reduzir os gastos com alimentação (contra 27% em 2018). Outros 16% reduziram os gastos com lazer (contra 33%), com moradia 9% (contra 3%), luz 11% (contra 10%), combustível 9% (contra 8%), impostos e educação, respectivamente com 5% (contra 2% no ano passado).

Previsão da situação financeira em 2020

Para 2020, 92% dos consumidores esperam que a vida financeira esteja melhor, se comparada ao momento atual. Esta opinião se mantém praticamente igual a de 2018.

Essas e outras informações da pesquisa estão resumidas em infográfico. Para ter acesso clique aqui.

Fonte: Boa Vista

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.