A reestilização aplicada no HB20 há três anos deveria ter durado mais tempo. No entanto, de tão polêmico, o visual do hatch mais vendido do País levou a Hyundai a antecipar um redesenho que deveria ocorrer daqui a um ou dois anos.
Lançado oficialmente ontem (5), o novo HB20 ganhou visual menos controverso e ainda assim atraente. Na frente, mudam grade, faróis, capô e para-choque; na traseira, lanterna, “alinhada com outros modelos recentes da Hyundai, como os novos Tucson e Elantra”, e para-choque. Segundo a Hyundai, os novos traços deixaram o veículo 75 milímetros mais comprido, sendo 50 mm no balanço dianteiro e 25 mm no balanço traseiro. Rodas, agora de 16 polegadas, também são inéditas.
Internamente, as mudanças foram mais discretas – realmente não era necessária uma intervenção mais profunda em uma cabine bem resolvida. Destaque é o novo painel digital: batizado de Supervision Cluster, fica disponível a partir da versão Platinum e é totalmente digital, colorido, interativo e personalizável, com três opções de cor de fundo.
Embalados no novo visual vêm mais equipamentos de segurança, como Assistente de Centralização em Faixa (que monitora a posição do veículo em relação a sinalização horizontal de trânsito e em relação ao veículo a frente e atua de forma autônoma no volante para manter o carro centralizado na faixa de rodagem), Assistente de Permanência em Faixa (que emite sinais sonoros e eventualmente atua de forma autônoma no volante ao identificar que o carro está trocando de faixa de forma imprevista, para reduzir o risco de uma eventual colisão) e Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro, que ajuda a evitar colisões ao sair de ré de uma vaga.
Há também o Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo, que usa alertas visuais e sonoros para chamar a atenção do motorista sobre um risco de colisão à frente.
Como equipamentos de série em todas as versões, o novo HB20 passa a contar com seis airbags, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e controles de estabilidade e tração.
Os preços vão de R$ 76.690, caso da versão Sense 1.0, a R$ 114.390, valor da Platinum Plus, equipada com motor 1.0 turbo.
Fonte: Forbes