Mais de 80% dos pequenos e médios e-commerces irão participar da Black Friday 2019
Segundo Alfredo Soares, especialista em comércio eletrônico, comprar dos pequenos e médios lojistas pode ser uma boa oportunidade de aproveitar a data e garantir bons negócios
Não são apenas os consumidores que esperam ansiosamente pela data em que podem fazer compras com desconto de até 90% sobre o valor da etiqueta. De acordo com levantamento exclusivo da Loja Integrada, plataforma gratuita para a criação de lojas virtuais com mais de um milhão de unidades criadas, cerca de 80,4% pequenos e médios dos lojistas que possuem e-commerces pretendem participar da Black Friday em 2019.
Redes sociais
A pesquisa também aponta em que o consumidor deve ficar de olho para encontrar as promoções. De acordo com os entrevistados, as redes sociais mais utilizadas em suas estratégias de vendas são, respectivamente, Instagram, Facebook e Whatsapp. Entre os benefícios oferecidos aos clientes, estarão descontos em produtos avulsos ou em combo, frete grátis e brindes.
Aliás, o Whatsapp é o queridinho dos lojistas nesta edição da Black Friday. Cerca de 90,7% deles farão atendimento pelo canal durante as 24 horas de promoções.
Invista nos pequenos
Segundo Alfredo Soares, especialista em comércio eletrônico e autor do livro #BoraVender, comprar dos pequenos e médios lojistas de e-commerces pode ser uma boa oportunidade de aproveitar a data e garantir bons negócios. “As grandes redes recebem muitos pedidos, o que pode atrapalhar a entrega.
Sem contar que, com o micro e pequeno varejista, você consegue negociar políticas mais flexíveis de troca e devolução – caso necessário – e encontrar produtos e presentes mais exclusivos”, explica.
Comerciantes
Para os comerciantes, as maiores dificuldades da data se concentram em oferecer preços realmente bons aos clientes (60,9%) e atraí-los para as compras (58,8%), de maneira geral.
Por outro lado, a expectativa em relação ao retorno financeiro para o e-commerce é grande. 54,9% dos entrevistados esperam faturar até 5 mil reais na data, seguidos de 33,8% que estimam o ganho entre 5 e 30 mil reais. E não para por aí: cerca de 2,5% dos lojistas acreditam no faturamento acima de 300 mil reais.
Apesar de o termo só ter se disseminado a partir dos anos 90, a Black Friday teve origem nos Estados Unidos e, hoje, é adotada em vários países do mundo, incluindo o Brasil.