Tecnologias de Comunicação e Informação automatizam e facilitam a produção agrícola

Semana de Agronomia da AEEARP aborda o tema em palestra on-line

366

As tecnologias de Comunicação e Informação trazem uma nova perspectiva de desenvolvimento da agropecuária e do agronegócio mundial, permitindo maior produtividade – atendendo à demanda crescente de alimentos – e qualidade – atendendo às exigências dos consumidores modernos. Constituídas de recursos integrados por meio de software, hardware e telecomunicações, essas tecnologias podem automatizar e facilitar a produção agrícola, desenvolver novos insumos, facilitar o comércio e distribuição de produtos, dentre outras aplicações, melhorando a oferta de produtos com qualidade, segurança e menor custo.

No entanto, segundo o engenheiro agrônomo Pierre Santos Vilela, no Brasil há gargalos importantes que restringem a penetração e disseminação dessas tecnologias no campo, limitando seu potencial a poucos produtores. “Reduzir esses gargalos e compreender a estrutura e a dinâmica da agropecuária nacional serão fundamentais para que mais empreendedores atuem no desenvolvimento de novas tecnologias e que mais produtores se apropriem dessas oportunidades”, afirma.

Pierre Santos Vilela participará da 14ª Semana de Agronomia da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP). Na palestra  “As tecnologias de Comunicação e Informação integrando a nova perspectiva de desenvolvimento da agropecuária e do agronegócio mundial”, no dia 25 de junho, às 19h, abordará as áreas ou segmentos do agronegócio onde a inovação tem avançado, quais as tecnologias que têm se mostrado mais promissoras, quais as necessidades ainda não atendidas e os principais gargalos enfrentados pela cadeia produtiva e empreendedores que pretendem investir em tecnologia para o agronegócio. “É um campo relativamente novo e fundamental para o futuro dos profissionais que atuam no agronegócio, mas exige conhecimento e multidisciplinariedade”, ressalta.

Vilela tem especialização em Solos e Meio Ambiente e é assessor do Conselho Deliberativo do SEBRAE Minas. Atua no desenvolvimento de negócios, planejamento, pesquisa, avaliação de mercado e desenvolvimento de produtos e serviços para o agronegócio; projetos institucionais e coordenação de programas de desenvolvimento sustentável, principalmente através de ações integradas em arranjos produtivos locais, sistemas produtivos e territórios.

A Semana de Agronomia da AEAARP será on-line, transmitida pela página do Facebook da AEAARP (facebook.com/aeaarp/) e pelo canal da AEAARP no Youtube. Voltada para profissionais e estudantes da área, o evento tem o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA/SP). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Portal da AEAARP, no link https://www.aeaarp.org.br/eventos.

AGENDA:
14ª Semana de Agronomia AEAARP
De 23 a 25 de junho
Transmissão on-line pela página do Facebook da AEAARP (facebook.com/aeaarp/) e pelo canal da AEAARP no Youtube.
Inscrições: www.aeaarp.org.br/eventos

FONTE: Pautas Incorporativa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.